O Projeto de Extensão “O Direito de Olho no Social”, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que é executado pelo Serviço de Assistência Jurídica (SAJ) e pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPel (PPGD/UFPel), tem o objetivo de atender a população vulnerável do município de Pelotas, divulgando o Serviço de Assistência Jurídica (SAJ) e realizando atendimentos jurídicos nas escolas da rede pública municipal e estadual.
Faz parte da proposta do Projeto, ao ser demandado pelos educandários, realizar atividades com a participação dos mestrandos e professores do PPGD/UFPel, sobre as principais necessidades da comunidade, a exemplo de solução de conflitos familiares, violência doméstica, direito à moradia e regularização de posse, entre outros.
Veja as atividades realizadas:
.
.
14.07.2020
O projeto “O Direito de Olho no Social” estabeleceu acordo de cooperação com o Conselho Municipal de Saúde de Pelotas (CMSPEL), a fim de atender as demandas ligadas ao Conselho. O acordo foi firmado na presença do coordenador geral do CMSPEL, Luis Guilherme Belletti, da conselheira Eliana Bender e das coordenadoras do projeto, Karinne Emanoela Goettems dos Santos e Marcia R. Bertoldi. O projeto entregou um parecer sobre o Decreto nº 6.275 de 08 de maio de 2020 e, ao analisar a constitucionalidade e a legalidade do Decreto, o projeto o considerou constitucional e legal. O relatório foi realizado pelos discentes do PPGD/UFPel Sthefany Vasconcellos Geyer, Victor Ribeiro da Costa e Pedro Coelho Marques, sob a orientação do professor Guilherme Camargo Massaú e execução da professora Karinne Emanoela Goettems dos Santos. Para mais informações, acesse a comunicação da UFPel: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/07/14/projeto-direito-de-olho-no-social-firma-parceria-com-o-conselho-municipal-de-saude/
Os projetos “O Direito de Olho no Social” e “Mais Juntas” se uniram para prestar esclarecimento, redirecionar demandas na área de violência para os órgãos competentes, assim como informar a comunidade sobre questões relacionadas à violência doméstica contra a mulher. A iniciativa conta com o apoio da coordenação e dos integrantes do projeto “O Direito de Olho no Social”, especialmente das mestrandas Juliana Segat, Tatiana Oliveira e Karina Peres, que desenvolvem suas respectivas dissertações sobre o tema da violência doméstica, e do graduando Israel Porto.
27.05.2020
Cartilha voltada para o esclarecimento de dúvidas sobre quais benefícios os trabalhadores de aplicativos podem recorrer enquanto durar a pandemia é elaborada. O material foi uma iniciativa do projeto “O Direito de Olho no Social” da UFPEL (PPGD/UFPEL e SAJ/UFPEL), coordenado pelas professoras Karinne Emanoela Goettems dos Santos e Márcia Bertoldi, em parceria com o projeto de pesquisa “Organização dos trabalhadores de empresas-aplicativo no contexto de fetichização da liberdade”, coordenado pelo professor Fabiano Fritzen. A arte foi elaborada pela mestranda Ana Carolina Julio, do PPGD UFPel.
Confira o material completo: Motoristas de Aplicativo em tempos de COVID-19
Notícia no site da UFPel: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/05/29/ufpel-lanca-cartilha-sobre-direitos-e-beneficios-para-motoristas-de-aplicativo/?fbclid=IwAR20esuwdyUo_q5h6LndHvDfCjCFXmgeb0qa6X2Y700pG4_TT5AZ3DqW6sc
24.04.2020
O PPGD/UFPel, em parceria com o projeto de extensão “Direito de Olho no Social” e SAJ/UFPEL, auxilia na divulgação de material elaborado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul contra a violência doméstica em tempos de COVID-19. Através do projeto, foi possível a impressão de cópias junto à gráfica da UFPel. A distribuição do material foi realizada pela Patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar em Pelotas, em estabelecimentos de bairros diversos da cidade. O link da notícia pode ser conferido aqui.
Cartilha sobre a CLT e a COVID-19, com arte da mestranda Ana Carolina Julio, é elaborada pelo “Direito de Olho no Social” da UFPEL, PPGD/UFPEL e SAJ/UFPEL. O material é destinado à população em geral, com o objetivo de esclarecer dúvidas em relação ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda.
Na tarde de 20/04/2020, integrantes do projeto “O DIREITO DE OLHO NO SOCIAL” conversaram por videochamada com o professor Fabiano Fritzen, coordenador do projeto de pesquisa “ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DE EMPRESAS-APLICATIVO NO CONTEXTO DE FETICHIZAÇÃO DA LIBERDADE. O professor explanou sobre a realidade vivenciada por esses trabalhadores e o grupo discutiu sobre a produção de um material informativo dos benefícios que podem ser acessados por trabalhadores da Uber e da 99 em tempos de COVID-19. A cartilha será elaborada pelo projeto “O DIREITO DE OLHO NO SOCIAL” e encaminhada ao professor Fabiano que, por sua vez, divulgará para os motoristas de aplicativos através de suas redes de contato com esse público alvo.
Elaboração de banner explicativo para informar a população beneficiária da tarifa social sobre desconto na cobrança de energia elétrica em tempos de COVID-19.
Manual sobre como receber o auxílio emergencial em tempos de COVID-19 é elaborado pelo projeto de extensão “Direito de Olho no Social” da UFPEL, PPGD/UFPEL e SAJ/UFPEL. Confira no link: Como receber o Auxílio Emergencial em tempos de COVID-19.
No dia 14.04.20 o manual foi traduzido por Miguel Fuentes Guevara, integrante do Projeto de extensão para tradução, mediação linguística e disseminação de informações à comunidade do Centro de Letras da UFPel, coordenado pela Profa. Andrea Kahmann. O material traduzido pode ser conferido no link a seguir: Tradução – Auxílio Emergencial.
Páginas:
- 1
- 2