II Seminário de Pesquisa Empírica em Direitos Sociais

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas convida para o II Seminário de Pesquisa Empírica em Direitos Sociais.

O Seminário será realizado no dia 26 de maio de 2023 e terá transmissão pelo canal do Youtube do PPGD/UFPel, no link: https://www.youtube.com/@ppgd-ufpel662

Às 10h30, o Professor Dr. Bruno Amaral Machado tratará do tema “Análise de fluxo na pesquisa jurídica”.

O convidado é professor da graduação e dos Programas de Mestrado e Doutorado em Direito do Uniceub. Professor da FESMPDFT (Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios). Professor colaborador da Escola Superior do MPU (Ministério Público da União) e do IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público). Pesquisador associado do Nevis (Núcleo de Estudos da Violência – Departamento de Sociologia da Unb). Master Europeu Sistema Penal e Problemas Sociais e Doutor em Direito (especialidade Sociologia Jurídico-penal) pela Universidade de Barcelona. Estágio de pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, com estâncias de pesquisa em Fordham e John Jay, em 2011. Entre 2007 e 2012 foi professor do Programa de Doutorado em Ciências Penais da Universidade de San Carlos (Guatemala). Entre 2010 e 2011 foi membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público. Promotor de Justiça do MPDFT (1993). Tem experiência nas seguintes áreas: história do pensamento criminológico, teoria criminológica, teoria sistêmica, teoria organizacional aplicada ao sistema de justiça, história do direito penal, sociologia do direito, sociologia do campo jurídico-penal, metodologia e técnicas de pesquisa sócio-jurídica e política criminal.

Às 14h, a Professora Dra. Carmen Hein de Campos abordará o tema “Metodologias feministas de pesquisa”.

A convidada é doutora em Ciências Criminais pela PUCRS (2013), Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC,1998) e pela Universidade de Toronto (Programa de Direitos Reprodutivos, 2007). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pelotas/RS (UFPEL, 1988). Foi professora do Programa de Mestrado em Segurança Pública e do Curso de Direito da Universidade Vila Velha/ES (2014-2017) e do Mestrado em Direitos Humanos, da UniRitter (2017-2022), tendo lecionado a disciplina Gênero e Direitos Humanos e Direitos Sociais e Gênero. Assessorou a CPMI da Violência contra a Mulher, do Congresso Nacional, tendo coordenado o Relatório Final (2013). Foi Consultora da ONU Mulheres e da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Integra o Consórcio Lei Maria da Penha e o Conselho Diretor da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos. É integrante da Red Alas – Rede Latino Americana de Acadêmicas e Acadêmicos de Direito. Convidada para ministrar palestras e cursos sobre Criminologia Feminista, violência contra mulheres, direitos humanos das mulheres, sexuais e reprodutivos. É autora de diversos artigos e dos livros “Criminologia Feminista: Teoria Feminista e Crítica às Criminologias”, publicado pela Lumen Juris (2017; 2020); organizadora dos livros Lei Maria da Penha Comentada em uma Perspectiva Jurídico-feminista” (Lumen Juris, 2011) e Criminologia e Feminismo (Sulina, 1999) e co-organizadora dos livros “Criminologias Feministas: perspectivas latino-americanas” (Lumen Juris, 2020) “Sistema de Justiça Criminal e Gênero” (UFB; 2020) e Manual de Direito Penal com Perspectiva de Gênero (Lumen Juris, 2022). Co-editora da Revista iGAL (IusGénero Américal Latina). Professora colaborada do Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro Autônomo do Brasil – UniBrasil.

Às 16h, a professora Dra. Andreza Smith apresentará o tema “Direito, desenvolvimento e análise de políticas públicas”.

A convidada é bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia (2002), Mestrado (2010) e Doutorado (2016) em Direito pela Universidade Federal do Pará. Pós-Doutorado junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2020). Advogada. Professora da Graduação e da Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará, lotada no Instituto de Ciências Jurídicas. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia (PPGDDA). Membro da Rede de Pesquisa Empírica em Direito (REED), da Associação Nacional de Direitos Humanos – Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP), do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) e da Rede CINETS Crimmigration Control. Membro do Grupo de Pesquisa Cidade, Aldeia & Patrimônio, e do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Violência na Amazônia (NEIVA). Presidente da Comissão de Eduacação Jurídica da OAB-PA e Diretora-Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB-PA (2022-2024).Tem experiência na área de Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Internacional, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito da Criança e do adolescente, Deslocamentos Humanos, Tráfico de Pessoas e Gênero.

Translate/Traducir/Tradurre