Aula Inaugural em parceria com a Faculdade de Direito

 .
.
Convidamos colegas, docentes, estudantes, e o público em geral para assistir a Aula Inaugural da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito, do Ano Acadêmico 2021. O nosso convidado é o Prof. Dr. Giovanni Lobrano, Professor Ordinário da Facoltà di Giurisprudeza da Università degli Studi di Sassari (Sardenha/Itália). A aula inaugural tem como título “Liberdade e Constituição: A solução romana da participação dos cidadãos no poder. Um esquema histórico-jurídico”, e será realizada no dia 16 de agosto, segunda-feira, às 12h30, com transmissão pelo Canal do PPGD UFPel no YouTube.
.
.
Giovanni Lobrano é Professor Ordinário de Direito Romano da Università degli Studi di Sassari.  Doutor Honoris Causa da Universidade Católica do Peru (Lima). Ensinou na Faculdades de Direito da Universidade de Estudos de Abruzzo “G. D’Annunzio”, na Faculté de droit de l’Université de Corse” P. Paoli”. Ministrou cursos na Pós-graduação de universidades latino-americanas, Universidade “Lomonosov” de Moscou e na Universidade de Changsha, China). 
Desempenhou funções administrativas no âmbito universitário e civil. Impulsionou a cooperação internacional, em particular na Região do Mediterrâneo onde criou a “Conférence Permanente des Villes Historiques de la Méditerranée”. É membro da ASSLA – Associação de Estudos Sociais Latino-Americanos (Sassari), do Centro CNR – Conselho Nacional de Pesquisa – Estudos sobre os Sistemas Jurídicos do Mediterrâneo (Universidade “La Sapienza” de Roma), do grupo de investigação sobre a difusão do direito romano, da AFHIP-Association Française des Historiens des Idées Politiques (Université de Toulouse I – Sciences Sociales), dos Comitês Científicos da Maison des Sciences de l’Homme de Montpellier; do Comitê Científico da Revista Teoria do Direito e do Estado; da Revista Européia de Cultura Jurídica e Ciência, da revista Roma e América. Direito romano comum, do Conselho de Administração da Méditerranées International Scientific Association e do Conselho Científico da Revista Collane giuridiche. entre os vários livros publicados destacam-se: Pater et filius eadem persona. Per lo studio della patria potestas (Vol. 1); Il potere dei tribuni della plebe (1983); Diritto pubblico romano e costituzionalismi moderni (1989); Res publica res populi. La legge e la limitazione del potere (1996). Suas obras sobre Teoria do Estado e do Direito e, especialmente, sobre Municípios são referências na Europa e América Latina.
Publicou em vários idiomas cerca de 150 artigos científicos com particular atenção à perspectiva juspublicista. Tem como áreas de pesquisa e publicações: Tribunato e poder de  impedimento (Poder Negativo); 2) processos de formação da vontade coletiva; 3) Cidades e sistemas federativos; 4) societas e / ou persona ficta / artificialis; 5) Secularismo; 6) Bellum e pax; 7) Modelos constitucionais (inglês medieval / moderno e romano antigo / atual) e suas relações; 8) Constitucionalismo latino-americano; 9) Família (Pater e filius; Uxor e sociedade conjugal); 10) Água e proteção do meio ambiente; Códigos Contemporâneos [Napoléon, BGB] e Direito Romano; Doutrina romanística Lapiriana). O Professor tem como referencias geoculturais: Mediterrâneo, América Latina e Eurásia.
Translate/Traducir/Tradurre