Informações quanto ao período de suspensão de atividades na UFPEL

Prezados alunos e comunidade em geral,

A Coordenação do PPGCEM repassa algumas orientações com relação às atividades do PPGCEM durante o período de suspensão das atividades acadêmicas em função da pandemia de CORONAVÍRUS.

– Em relação as atividades administrativas da Secretaria e Coordenação do PPGCEM

Considerando a Portaria 584, de 13 de março de 2020, que permite a realização de atividades administrativas de modo remoto:

• Todas as atividades dos Servidores Técnico-Administrativos e Coordenadores, até determinação contrária, poderão ser realizadas de forma remota (SEI, Cobalto etc). No PPGCEM, o atendimento se dará por e-mail: ppgcem.ufpel@gmail.com
  • A Portaria leva em consideração a prevenção a ser tomada em relação à circulação e aglomeração de pessoas, estando vinculada diretamente ao período estabelecido de suspensão das atividades acadêmicas na UFPel por três semanas, a partir de 16/03/2020.

– Em relação as atividades acadêmicas que NÃO envolvam aglomeração de pessoas

1) Bancas de defesa / qualificação

• As bancas programadas podem ser mantidas. A secretaria enviará os arquivos das atas de defesa/qualificação via e-mail para o orientador.
  • Deve-se evitar situações de aglomeração. Em função disso, recomenda-se que participem da defesa candidato, orientador e banca.
  • Em caso de membros externos que viriam de cidades distantes, sua participação pode ocorrer por videoconferência ou parecer.
  • As salas devem ser mantidas com janelas abertas para promover ventilação.

2) Disciplinas ministradas à distância

• As atividades presenciais estão suspensas. Contudo, as atividades à distância estão mantidas, desde que previstas em planos de ensinos e previamente acordados com as turmas.

3) Em relação ao funcionamento dos prédios

• Os prédios permanecerão abertos nos horários em que há portaria (entrada normal)
  • Durante finais de semana e feriados, mantém-se a necessidade de solicitação de acesso autorizadas pela Direção do CDTEc.

4) Em relação as atividades de Pesquisa e Pós-graduação

• As atividades que não envolverem aglomeração de pessoas estão mantidas até que a Comissão entenda haver necessidade de suspendê-las. Assim, recomendamos fortemente prudência a fim de utilizar os espaços de laboratórios em situações especiais de manutenção e conclusão de experimentos.
  • Os orientadores são responsáveis pelas pesquisas em andamento junto aos laboratórios de pesquisa do CDTec, devendo garantir a comunicação com as pessoas diretamente envolvidas.
  • A coordenação do PPGCEM recomenda que as atividades em laboratórios aconteçam apenas em caso de extrema necessidade; e quando for o caso não entrar mais que 3 pessoas concomitantemente.

5) Em relação as reuniões de Colegiado

• As reuniões serão feitas remotamente utilizando plataformas online de videoconferência. As atas e documentos devem ser assinados pelos membros via bloco de assinatura via SEI.

Por fim, o mais importante:

“Toda a comunidade deve evitar AGLOMERAÇÕES”

Publicado em 16/03/2020, na categoria Sem categoria.