Início do conteúdo

Inscrições abertas para o curso on-line CRISPR – Edição genômica em plantas

A Embrapa Agroenergia irá promover nos dias 10, 11 e 12 de novembro, das 8h às 18h, o curso CRISPR – Edição genômica em plantas. O coordenador do curso é o pesquisador Hugo Molinari, que já utilizou a técnica de CRISPR em plantas de cana-de-açúcar para tolerância a déficit hídrico, ao alumínio, modificação da parede celular para etanol 2G e controle biológica da broca-da-cana.
CRISPR (Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats) é uma tecnologia inovadora capaz de modificar o genoma de plantas sem a necessidade de modificação genética. A ferramenta está revolucionando as pesquisas na área de genética em todo o mundo pela capacidade de editar o DNA e alterar características dos organismos para criar cultivares/variedades mais produtivas, com maior agregação de valor, diminuindo custos regulatórios e preservando a biossegurança.
O Prêmio Nobel de Química deste ano, por exemplo, foi entregue às duas pesquisadoras que descobriram a técnica CRISPR de edição de genoma – Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna. Saiba mais clicando aqui.
Sobre o curso
Com carga horária total de 20h, o curso foi elaborado por pesquisadores e bolsistas do projeto CRISPRevolution, do qual fazem parte cinco Unidades Descentralizadas da Embrapa:  Agroenergia, Soja, Milho e Sorgo, Arroz e Feijão e Informática Agropecuária (UMiP GenClima).
O pesquisador Hugo Molinari explica que as aulas vão abordar as mais recentes atualizações sobre o tema e são destinadas a estudantes, pesquisadores, professores e profissionais que desejem iniciar projetos que envolvam a técnica.  
Os inscritos no curso ainda irão receber como material de apoio o livro “Tecnologia CRISPR na edição genômica de plantas: biotecnologia aplicada à agricultura”, dos autores Hugo Bruno Correa Molinari, Letícia Rios Vieira, Nathalia Volpi e Silva, Guilherme Souza Prado e José Hernandes Lopes Filho. A publicação será lançada durante a primeira aula, aberta ao público em geral. Nos dias 11 e 12 de novembro, o curso será restrito aos empregados e colaboradores da Embrapa. 
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui
Publicado em 20/10/2020, na categoria Sem categoria.