Sou professora do Instituto de Física e Matemática no Departamento de Matemática e Estatística da UFPel. Cursei licenciatura em Matemática na UNESP campus Rio Claro e uma segunda graduação em Pedagogia pela UNIVESP. Sou especialista em Gestão Escolar, mestra e doutora em Estatística e Experimentação Agronômica pela ESALQ/USP com enfoque em modelos não lineares aplicados à dados de crescimento animal e vegetal. (Lattes)
Nessa página você poderá obter informações sobre as disciplinas que ministro e projetos que desenvolvo na Universidade. Além de acompanhar minhas últimas publicações, participações em eventos, palestras e apresentações de trabalho.
Na última quarta-feira, dia 06 de novembro, eu, professora Pollyane e a professora Giselda Pereira proferimos uma palestra na V Mostra de Vídeos Digitais e Educação Matemática e XVIII Semana da Matemática da Universidade Federal de Roraima (UFRR) sobre nossas experiências com Vídeos Digitais de Estatística. Foi um momento enriquecedor de muitas trocas interessantes. Agradecemos à Comissão Organizadora, em especial ao Professor Marcelo Souza, pelo convite.
Nos dias 22, 23, 29 e 30 de outubro aconteceu a Oficina de Estatística no RStudio para alunos do Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água (PPG MACSA) oferecida pelo Projeto de Ensino “Ferramentas Computacionais no Ensino da Estatística” coordenado pela Profa. Dra. Ana Rita de Assumpção Mazzini. A oficina foi estruturada em dois módulos sendo Módulo I: Estatística Descritiva e Aplicações e Módulo II: Estatística Experimental e Aplicações.
Nos dias 14 e 15 de outubro no Laboratório Multilinguagens da UFPEL foi ministrada uma oficina sobre Metodologias de Ensino de Estatística para o Ensino Médio desenvolvida pelas professoras Giselda Pereira e Pollyane Vieira para alunos do Curso de Licenciatura em Matemática principalmente.
SILVA, P. V. Probabilidade sob uma ótica digital: uma análise dos vídeos publicados no Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0105, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0105. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0105.
Entre os dias 29 e 31 de outubro irá acontecer o III Congresso Latino-americano de Desenvolvimento Sustentável e o trabalho intitulado “Regressão Logística entre Poluição do Ar e Mortalidade por Doenças Respiratórias em Santa Gertrudes, SP (2014-2023)” desenvolvido por mim e pela Profa. Dra. Magda Adelaide Lombardo será apresentado. O vídeo de apresentação está disponível no YouTube pelo link abaixo.
Nos dias 30 e 31 de agosto, a UFPel sediou a cerimônia de premiação do VIII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. O evento foi verdadeiramente encantador e reuniu produtores de vídeos de várias partes do país. Foi um grande prazer participar da apresentação dos vídeos finalistas e ter a oportunidade de conhecer pessoas tão especiais.
Participação em banca de Trabalho de Conclusão do Curso de Ciência da Computação, do acadêmico Lemuel Souza Araújo, com o título Aprendizado de máquina aplicado à análise de dados para estruturar tomadas de decisões estratégicas para negócios, da Universidade do Estado de Mato Grosso campus Barra do Bugres.
Parabéns Lemuel, desejo sucesso em sua trajetória acadêmica e profissional!
Foi desenvolvida, em colaboração com os pesquisadores Givanildo Melo e Rogelma Ferreira, uma sequência didática para a disciplina de Geometria Analítica da UFRB, focando no processo de ortogonalização de Gram-Schmidt com o auxílio do software GeoGebra. O projeto recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRB e a aplicação da sequência didática foi realizada com sucesso. Esperamos que esta proposta tenha sido enriquecedora e tenha contribuído significativamente para o aprendizado dos alunos sobre o conteúdo abordado.
No dia 29 de julho aconteceu uma oficina de estatística descritiva com o uso do software RStudio durante a Semana Acadêmica da Matemática UFPel (Instagram do evento). A professora Pollyane iniciou a oficina se apresentando e compartilhando sua experiência com o software R. Em seguida, ela ofereceu instruções detalhadas sobre o uso do programa. Com a participação de 21 pessoas, o evento proporcionou aos estudantes uma excelente oportunidade para explorar novas possibilidades na formação em Matemática. Agradecemos à Comissão Organizadora pelo convite e pela confiança depositada em nós.
No dia 18 de julho de 2024, foi proposto aos alunos das turmas T3 e T4 de Estatística Básica, um experimento de estatística chamado “Jogo das Amebas”, com o objetivo de analisar conceitos de probabilidade e identificar estratégias para ganhar um jogo que depende de eventos aleatórios com probabilidade conhecida. O jogo apresentado neste experimento utiliza o conceito de independência e de probabilidade condicional, aplicados a um processo de ramificação aparentemente simples. Inicialmente, as probabilidades requeridas são aproximadas a partir da observação de um grande número de jogadas e, no fechamento, seu valor exato é obtido pela teoria, corroborando os valores empíricos obtidos. A aplicação do jogo foi conduzida pela monitora Raiani Barbosa sob supervisão da professora orientadora Pollyane. O jogo foi um sucesso e o feedback dos alunos foi muito positivo.