Projeto de Pesquisa externo à UFPel

TÍTULO: Visualização do processo de ortogonalização de Gram-Schmidt com o auxílio do software Geogebra

RESUMO: A disciplina de Geometria Analítica (GA) pertence ao núcleo básico das disciplinas das ciências exatas presente em diversos cursos de graduação como Matemática, Física, Química, Engenharias, dentre outros. Comumente, nas universidades do país, esta disciplina possui um alto índice de reprovação, retenção e evasão. Diante do exposto, faz-se necessária a melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo a aplicação de uma sequência didática com viés geométrico sobre o conteúdo de Bases Ortogonais e o processo de Ortogonalização de Gram-Schmidt com o uso de uma tecnologia digital, software Geogebra, para auxílio na construção matemática e na visualização do conteúdo. A aplicação da atividade proposta na sequência didática será realizada em uma turma de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia que esteja cursando a disciplina de Geometria Analítica e consequentemente, teve contato com o conteúdo da referida atividade. Os dados obtidos, assim como o feedback dos alunos durante a realização da atividade, serão coletados por meio das notas do professor responsável pela aplicação. Como resultado, espera-se verificar se a representação geométrica associada ao uso do software Geogebra mostra-se significativa na aprendizagem do conteúdo por parte dos estudantes. Também espera-se que esta pesquisa tenha relevância para a área de conhecimento investigada neste trabalho, servindo de incentivo para novas possibilidades de estudos.

Este projeto está sendo desenvolvido juntamente com dois docentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Prof. Dr. Givanildo Donizeti de Melo e Profa. Dra. Rogelma Maria da Silva Ferreira, desde julho de 2023.