Sou professora do Instituto de Física e Matemática no Departamento de Matemática e Estatística da UFPel. Cursei licenciatura em Matemática na UNESP campus Rio Claro e uma segunda graduação em Pedagogia pela UNIVESP. Sou especialista em Gestão Escolar, mestra e doutora em Estatística e Experimentação Agronômica pela ESALQ/USP com enfoque em modelos não lineares aplicados à dados de crescimento animal e vegetal. (Lattes)
Nessa página você poderá obter informações sobre as disciplinas que ministro e projetos que desenvolvo na Universidade. Além de acompanhar minhas últimas publicações, participações em eventos, palestras e apresentações de trabalho.
No dia 18 de julho de 2024, foi proposto aos alunos das turmas T3 e T4 de Estatística Básica, um experimento de estatística chamado “Jogo das Amebas”, com o objetivo de analisar conceitos de probabilidade e identificar estratégias para ganhar um jogo que depende de eventos aleatórios com probabilidade conhecida. O jogo apresentado neste experimento utiliza o conceito de independência e de probabilidade condicional, aplicados a um processo de ramificação aparentemente simples. Inicialmente, as probabilidades requeridas são aproximadas a partir da observação de um grande número de jogadas e, no fechamento, seu valor exato é obtido pela teoria, corroborando os valores empíricos obtidos. A aplicação do jogo foi conduzida pela monitora Raiani Barbosa sob supervisão da professora orientadora Pollyane. O jogo foi um sucesso e o feedback dos alunos foi muito positivo.
Entre os dias 29 e 31 de maio de 2024 aconteceu a 68ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria, na ESALQ/USP em Piracicaba – SP. Foi um evento muito proveitoso que reuniu pesquisadores de diversas universidades do Brasil e do mundo para pensar “Ciência de dados, Estatística e Pós-Graduação: oportunidades e desafios”. Apresentamos neste evento os seguintes trabalhos:
Trabalho 1. Análise das oficinas didáticas de estatística no R e RStudio realizadas na Universidade Federal de Pelotas. Autoras: Ana Rita de Assumpção Mazzini, Giselda Maria Pereira, Pollyane Vieira da Silva, Isadora Moreira da Luz Real, Silvia Naiane Jappe e Luiza Elhert Bierhals.
Trabalho 2. Modelos de regressão não linear como ferramenta para descrever o crescimento do morangueiro. Autoras: Josiele Garcia Dutra, Pollyane Vieira da Silva e Roberta Marins Nogueira Peil.
Trabalho 3. Modelagem estatística da influência de material particulado (MP10) na saúde da população de Santa Gertrudes – SP. Autoras: Pollyane Vieira da Silva, Eduarda da Silva e Magda Adelaide Lombardo.
A palestra será proferida remotamente para alunos e professores da Escuela Superior de Administración Pública (ESAP) na Colômbia, no dia 2 de maio de 2024, às 18h (horário de Brasília), com o título “Decisiones basadas en datos: estadística y administración pública para un futuro sostenible”. Obrigada Professor José Gregório Solorzano pelo convite e parceria em todos esses anos.
Nos dias 29 de fevereiro e 01 de março, a equipe do Projeto de Ensino “Ferramentas computacionais no ensino da estatística” ministrou uma oficina de Estatística Experimental com RStudio para o grupo PET Agronomia da UFPel. Agradecemos o convite e esperamos que tenham aproveitado a oficina.
No dia 27 de fevereiro de 2024, foi realizado um experimento de estatística com as turmas T6 e T7 de Estatística Básica. O experimento foi conduzido pela monitora da disciplina Laís Cabelo, sob minha orientação. Com esse experimento os alunos aprenderam um procedimento simples que permite estimar o tamanho de populações como, por exemplo, a de peixes em um lago. O experimento foi um sucesso! Nós agradecemos a participação e dedicação de todos os alunos.
Na última terça-feira (12) proferi uma palestra intitulada “A estrada menos percorrida: análise de dados com modelos de regressão não linear”. Compartilhei minha jornada desde a introdução aos modelos de regressão não linear, especialmente o modelo Chanter, pouco explorado em pesquisas anteriores. Abordei os desafios iniciais ao escolher modelos não lineares, destacando a razão por trás da seleção do modelo Chanter e sua aplicação em diversos conjuntos de dados. Ao longo da apresentação, destaquei as descobertas e os desafios superados durante as pesquisas, apresentei a minha pesquisa atual, delineando áreas para expansão e aprimoramento, e compartilhei minhas perspectivas para novas pesquisas.
No dia 29 de novembro de 2023 proferi uma palestra sobre a minha trajetória acadêmica e profissional na pesquisa com modelos de regressão não lineares, no Novembro Negro da UFRGS que é uma ação do Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), certificado pela Pró-Reitoria de Extensão, que unifica os eventos organizados na Universidade para fortalecer a luta pela equidade étnico-racial no ambiente acadêmico. Foi um prazer contar um pouco das minhas experiências como uma mulher negra, professora e pesquisadora.
Na quinta-feira, dia 23 de novembro de 2023, a aluna Eduarda da Silva apresentou o trabalho intitulado “DESCRIÇÃO DOS DADOS DE SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE NAS POPULAÇÕES DO POLO CERÂMICO DE SANTA GERTRUDES – SP” no XXXII CIC – Congresso de Iniciação Científica, um dos eventos que acontecem na IX Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel. Este trabalho é um recorte do projeto de pesquisa que a aluna desenvolve em sua iniciação científica sob orientação da professora Pollyane Vieira da Silva.
Alunas de graduação da UFPel apresentam trabalhos no IX CEG – Congresso de Ensino de Graduação que é um dos eventos que acontecem na IX Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel.
Na primeira imagem temos a Luiza Bierhals, estudante do curso de Agronomia da UFPel que apresentou o trabalho intitulado “Análises descritivas das avaliações das oficinas de estatística no software R e interface RStudio“. Este trabalho foi desenvolvido juntamente com as alunas Isadora Real e Silvia Naiane Jappe e as professoras Pollyane Vieira da Silva, Giselda Maria Pereira, sob orientação da professora Ana Rita de Assumpção Mazzini, como uma forma de entendermos, refletirmos e melhorarmos as práticas utilizadas nas oficinas didáticas ofertadas no Projeto de Ensino “Ferramentas computacionais no ensino de estatística”.
Na segunda imagem temos a Helena Cardoso, estudante do curso de Medicina Veterinária da UFPel apresentando o trabalho intitulado “Desigualdade de gênero no setor agropecuário: uma análise descritiva dos dados” que foi desenvolvido com as alunas Ana Giorgis, Maria Paula Silva e Patrícia Fernandes sob orientação da professora Pollyane Vieira da Silva.
Na terceira imagem temos a Raiani Barbosa da Rocha, estudante do curso de Medicina Veterinária da UFPel apresentando o trabalho intitulado “Linhas de pobreza monetária e as populações consideradas pobres no Brasil no ano de 2021: uma análise estatística dos dados” que foi desenvolvido com as alunas Gabriela Silveira Aldrighi e Luciana Costa Nunes sob orientação da professora Pollyane Vieira da Silva.