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APRESENTAÇÃO

Bem-vindo(a)!

Sou professora do Instituto de Física e Matemática no Departamento de Matemática e Estatística da UFPel. Cursei licenciatura em Matemática na UNESP campus Rio Claro e uma segunda graduação em Pedagogia pela UNIVESP. Sou especialista em Gestão Escolar, mestra e doutora em Estatística e Experimentação Agronômica pela ESALQ/USP com enfoque em modelos não lineares aplicados à dados de crescimento animal e vegetal. (Lattes)

Nessa página você poderá obter informações sobre as disciplinas que ministro e projetos que desenvolvo na Universidade. Além de acompanhar minhas últimas publicações, participações em eventos, palestras e apresentações de trabalho.

At.te,

Prof. Pollyane

    Notícias
  • VIII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática sediado na UFPel

    Nos dias 30 e 31 de agosto, a UFPel sediou a cerimônia de premiação do VIII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. O evento foi verdadeiramente encantador e reuniu produtores de vídeos de várias partes do país. Foi um grande prazer participar da apresentação dos vídeos finalistas e ter a oportunidade de conhecer pessoas tão especiais.

  • Banca de TCC – UNEMAT campus Barra do Bugres

    Participação em banca de Trabalho de Conclusão do Curso de Ciência da Computação, do acadêmico Lemuel Souza Araújo, com o título Aprendizado de máquina aplicado à análise de dados para estruturar tomadas de decisões estratégicas para negócios, da Universidade do Estado de Mato Grosso campus Barra do Bugres.

    Parabéns Lemuel, desejo sucesso em sua trajetória acadêmica e profissional!

  • Aplicação de sequência didática com o uso do GeoGebra

    Foi desenvolvida, em colaboração com os pesquisadores Givanildo Melo e Rogelma Ferreira, uma sequência didática para a disciplina de Geometria Analítica da UFRB, focando no processo de ortogonalização de Gram-Schmidt com o auxílio do software GeoGebra. O projeto recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRB e a aplicação da sequência didática foi realizada com sucesso. Esperamos que esta proposta tenha sido enriquecedora e tenha contribuído significativamente para o aprendizado dos alunos sobre o conteúdo abordado.

  • Oficina na Semana Acadêmica da Matemática UFPel

    No dia 29 de julho aconteceu uma oficina de estatística descritiva com o uso do software RStudio durante a Semana Acadêmica da Matemática UFPel (Instagram do evento). A professora Pollyane iniciou a oficina se apresentando e compartilhando sua experiência com o software R. Em seguida, ela ofereceu instruções detalhadas sobre o uso do programa. Com a participação de 21 pessoas, o evento proporcionou aos estudantes uma excelente oportunidade para explorar novas possibilidades na formação em Matemática. Agradecemos à Comissão Organizadora pelo convite e pela confiança depositada em nós.

  • Experimento de Estatística – Jogo das amebas

    No dia 18 de julho de 2024, foi proposto aos alunos das turmas T3 e T4 de Estatística Básica, um experimento de estatística chamado “Jogo das Amebas”, com o objetivo de analisar conceitos de probabilidade e identificar estratégias para ganhar um jogo que depende de eventos aleatórios com probabilidade conhecida. O jogo apresentado neste experimento utiliza o conceito de independência e de probabilidade condicional, aplicados a um processo de ramificação aparentemente simples. Inicialmente, as probabilidades requeridas são aproximadas a partir da observação de um grande número de jogadas e, no fechamento, seu valor exato é obtido pela teoria, corroborando os valores empíricos obtidos. A aplicação do jogo foi conduzida pela monitora Raiani Barbosa sob supervisão da professora orientadora Pollyane. O jogo foi um sucesso e o feedback dos alunos foi muito positivo.

     

  • Participação na 68ª RBras em Piracicaba – SP

    Entre os dias 29 e 31 de maio de 2024 aconteceu a 68ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria, na ESALQ/USP em Piracicaba – SP. Foi um evento muito proveitoso que reuniu pesquisadores de diversas universidades do Brasil e do mundo para pensar “Ciência de dados, Estatística e Pós-Graduação: oportunidades e desafios”. Apresentamos neste evento os seguintes trabalhos:

    Trabalho 1. Análise das oficinas didáticas de estatística no R e RStudio realizadas na Universidade Federal de Pelotas. Autoras: Ana Rita de Assumpção Mazzini, Giselda Maria Pereira, Pollyane Vieira da Silva, Isadora Moreira da Luz Real, Silvia Naiane Jappe e Luiza Elhert Bierhals.

    Trabalho 2. Modelos de regressão não linear como ferramenta para descrever o crescimento do morangueiro. Autoras: Josiele Garcia Dutra, Pollyane Vieira da Silva e Roberta Marins Nogueira Peil.

    Trabalho 3. Modelagem estatística da influência de material particulado (MP10) na saúde da população de Santa Gertrudes – SP. Autoras: Pollyane Vieira da Silva, Eduarda da Silva e Magda Adelaide Lombardo.

  • Palestra para alunos e professores da Escuela Superior de Administración Pública (ESAP) na Colômbia

    A palestra será proferida remotamente para alunos e professores da Escuela Superior de Administración Pública (ESAP) na Colômbia, no dia 2 de maio de 2024, às 18h (horário de Brasília), com o título “Decisiones basadas en datos: estadística y administración pública para un futuro sostenible”. Obrigada Professor José Gregório Solorzano pelo convite e parceria em todos esses anos.

  • Oficina de Estatística Experimental para o grupo PET Agronomia

    Nos dias 29 de fevereiro e 01 de março, a equipe do Projeto de Ensino “Ferramentas computacionais no ensino da estatística”  ministrou uma oficina de Estatística Experimental com RStudio para o grupo PET Agronomia da UFPel. Agradecemos o convite e esperamos que tenham aproveitado a oficina.

     

  • Experimento de Estatística – Quantos peixes há no lago?

    No dia 27 de fevereiro de 2024, foi realizado um experimento de estatística com as turmas T6 e T7 de Estatística Básica. O experimento foi conduzido pela monitora da disciplina Laís Cabelo, sob minha orientação. Com esse experimento os alunos aprenderam um procedimento simples que permite estimar o tamanho de populações como, por exemplo, a de peixes em um lago. O experimento foi um sucesso! Nós agradecemos a participação e dedicação de todos os alunos.