Experimento de Estatística – Jogo das amebas

No dia 18 de julho de 2024, foi proposto aos alunos das turmas T3 e T4 de Estatística Básica, um experimento de estatística chamado “Jogo das Amebas”, com o objetivo de analisar conceitos de probabilidade e identificar estratégias para ganhar um jogo que depende de eventos aleatórios com probabilidade conhecida. O jogo apresentado neste experimento utiliza o conceito de independência e de probabilidade condicional, aplicados a um processo de ramificação aparentemente simples. Inicialmente, as probabilidades requeridas são aproximadas a partir da observação de um grande número de jogadas e, no fechamento, seu valor exato é obtido pela teoria, corroborando os valores empíricos obtidos. A aplicação do jogo foi conduzida pela monitora Raiani Barbosa sob supervisão da professora orientadora Pollyane. O jogo foi um sucesso e o feedback dos alunos foi muito positivo.

Publicado em 28/07/2024, na categoria Notícias.