• JOGO DE LUZ E SOMBRA •
Participante Alice, 5 anos.
Este contexto tinha alguns objetivos (BNCC, 2017):
– Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
– Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
– Dialogar e Comunicar com crianças e adultos, expressando suas ideias, desejos, sentimentos, necessidades e opiniões.
– Criar e contar histórias, com base em imagens e desenhos projetados por si próprio.
Foi utilizado para criação deste contexto, copos descartáveis, plástico filme, caneta e lanterna. Primeiro foi feito um buraco na parte do fundo dos copos descartáveis para que a luz entrasse e na outra extremidade dos copos foi colocado uma camada de plástico filme para que fosse feito os desenhos para posteriormente projetá-los na parede.
Em um momento inicial a Alice demonstrou surpresa ao se deparar com o ambiente criado, então ela observou cuidadosamente a projeção, acendeu a luz e após analisar descobriu que a imagem havia desaparecido, percebendo que as luzes deveriam ser apagadas para que ficasse evidente a projeção, então ela pegou o copo e o estudou melhor, tentando entender o que estava acontecendo. Logo depois, descobriu que ela mesma poderia usar esses objetos e projetá-los, muito animada, deu a volta na casa, apagou todas as luzes e projetou os desenhos, transformando toda casa em um contexto. Durante a sessão, ela se mostrou muito empolgada, e na medida em que a Alice projetava os desenhos na parede, ia sendo feito uma narração e associação dos desenhos a situações do dia a dia, por exemplo, associando a sombra da flor a flor de verdade do pátio de casa.
• REGISTROS •