Na última quarta-feira, dia 05/05/2021, tivemos mais um encontro virtual, na qual inicialmente debatemos sobre o momento vivido pelo professor no último ano, durante a pandemia e todo o dilema de “aula, sim aula, não”. Cabe aqui uma observação que não carece de estudo científico: há uma romantização em torno do professor, tratam o profissional como super-herói e não o valorizam como tal. A quem interessa essa volta as aulas num momento tão crítico?
Após, continuamos debatendo sobre o livro “Mini-histórias: Rapsódias da vida cotidiana nas escolas do Observatório da Cultura Infantil – OBECI”, organizado por Paulo Fochi. Abordamos a aproximação das famílias através das Mini-histórias e como elas podem contribuir com a abordagem participativa de bebês e crianças pequenas. As mini-histórias comunicam as famílias para além do habitual “o que meu filho fez hoje?” e permite uma outra dimensão do trabalho através de cada detalhe e cada conquista da criança.
Texto: Caroline Lafuente
Pibidiana e aluna do segundo semestre do curso de Pedagogia.