No dia 18/11/2020, tivemos mais um encontro virtual do Núcleo Alfabetização – Educação Infantil do Pibid/Ufpel. Nosso encontro tem sido a distância devido ao momento que vivemos de distanciamento social por causa da pandemia de coronavirus. Tenho certeza que estamos todos muito ansiosos para que esses encontros se tornem presenciais e possamos conhecer nossos colegas – e professoras – pessoalmente, assim como começar uma prática pedagógica com as crianças e poder começar a vivenciar o dia a dia da Educação Infantil.
Além de alguns avisos e orientações, continuamos nosso estudo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse encontro, discutimos sobre os objetivos e os códigos que estão na Base. Dialogamos sobre como esses códigos tornam o trabalho do professor difícil e burocrático, quando está orientado por indicar e relacionar todas as atividades planejadas aos códigos dos objetivos. Muito embora esses objetivos (codificados conforme a idade das crianças, os campos de experiência e a posição de habilidade na numeração sequencial do campo de experiência para cada faixa etária) nada mais são do que uma orientação geral sobre como contemplar os campos de experiência da BNCC. Esta compreensão mais reflexiva e atenta aos princípios da Educação Infantil é realizada por diferentes estudiosos da área, como Profa. Maria Carmen Barbosa, Prof. Paulo Fochi, Profa. Ana Lucia Farias.
Texto: Fabiana Bernar Almeida
Pibidiana e aluna do 1º semestre de Pedagogia.