PIBID-Pedagogia Educação Infantil

Universidade Federal de Pelotas

Cenas e Contextos

  • FAZENDO ARTE! • O objetivo principal deste contexto é promover às crianças seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação infantil: Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, através da interação e das brincadeiras, externalizando seus sentimentos, imaginação… Continue lendo →

Memória da Reunião – 15/09/2021

No encontro dia 15/09, conversamos sobre o capítulo 4 do livro de Hoyuelos e Riera (2019), os colegas da E.M.E.I. Ivanir Dias apresentaram seus slides, com imagens de algumas crianças e citações que acharam interessantes do texto. No capítulo “Cultura… Continue lendo →

Cenas e Contextos

• TAPETE TÁTIL – DESCOBERTAS •   Participantes: 12 crianças de maternal 2 com idades de 3 e 4 anos.   A proposta deste contexto é apresentar para as crianças diferentes materiais, instigando elas a explora-los de diversas formas. Com… Continue lendo →

Memória da Reunião – 01/09/2021

Registro do encontro realizado dia 01/09 em que participamos de mais uma oficina de desenvolvimento humano ministrada pela profª Juliana Farias.

Edital para Seleção de Bolsista

Novo edital aberto para seleção de bolsistas, voluntários e cadastro reserva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência! Inscrições a partir do dia 08/09 até 13/09. Venha fazer parte do nosso grupo!   Edital: https://wp.ufpel.edu.br/…/09/SEI_23110.027905_2021_18.pdf

Memória da Reunião – 25/08/2021

No dia 25/08/2021, retornamos com os encontros virtuais, após o recesso escolar. Neste encontro, fizemos a discussão do segundo capítulo do livro “Complexidade e Relações na Educação Infantil”, nomeado “Do olhar ao observar”. Pudemos perceber que nas análises, devemos contemplar… Continue lendo →

Livro didático na Educação Infantil, pra quê?

O edital convocado para o PNLD 2022 (uso do livro didático, incluindo a Ed. Infantil) tem causado um amplo debate e por diversos pontos de vista.Para o MEC, é visto como um avanço, mas para nós da área da educação,… Continue lendo →

Livro didático na Educação Infantil, pra quê?

Uma das questões mais importantes a serem tratadas em relação ao PNLD, que é o uso do livro didático na Educação Infantil, não tem sido visto de forma positiva por nós educadores que trabalhamos nesta área. A LDB e a… Continue lendo →

Livro didático na Educação Infantil, pra quê?

O PNLD 2022 está oferecendo obras didáticas para a Educação Infantil e obras pedagógicas para preparar as crianças para a alfabetização. Isso se trata de um retrocesso diante todo trabalho que vem sendo desenvolvido em favor das culturas infantis e… Continue lendo →

Livro didático na Educação Infantil, pra quê?

O currículo da Educação infantil contempla a ética do encontro, do cuidado e da educação. É construído com base dos direitos de aprendizagem das crianças, sendo eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Organiza-se a partir de eixos estruturantes:… Continue lendo →

« Posts mais antigos

© 2021 PIBID-Pedagogia Educação InfantilCriado com WordPress

Tema por Anders NorenTopo ↑