Início do conteúdo
2018

FOTOGRAFIA COM PIPOCA APRESENTA ADEUS, LENIN!

Na edição do dia 03 de outubro de 2018, aconteceu mais uma sessão do Fotografia com Pipoca. Exibimos o filme “Adeus, Lenin!”, dirigido por Wolfgang Becker. O longa foi debatido pela Professora Dra. Helene Sacco do Centro de Artes/UFPel. O debate rendeu uma roda de conversas muito produtiva, trazendo questões relativas à memória e ao apagamento da história.

 

NINHOS, CONCHAS E OUTRAS REDONDICES: COLETIVA FOTOGRÁFICA

Durante os dias 15 a 30 de outubro de 2018, aconteceu a coletiva fotográfica intitulada Ninhos, Conchas e outras redondices, no recolhimento íntimo do porão da Bibliotheca Pública Pelotense. Enquanto artistas/pesquisadores do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq), nos propusemos a compartilhar com os ventos da memória que ali habitam, percepções acerca do espaço.

Cartaz da exposição por Guilherme Susin Sirtoli.

Foi num ambiente de intimidade onírica com o passado que distribuímos as moradas sonhadas por cada um, seguindo as indicações do filósofo francês Gaston Bachelard à partir da leitura de sua obra intitulada “A Poética do Espaço”, na qual o grupo se propôs a refletir sobre questões do âmbito do devaneio poético. Dessa forma, buscando recolher cacos do real, reordenamos os mesmos segundo os ditames de nossos imaginários. Os resultados deste estudo, vinculado ao projeto de pesquisa “Do Píncel ao Pixel – Sobre as (RE)apresentações de Sujeitos Mundo em Imagens” (UFPel/CNPq), foram transformados em exposição contendo 8 fotografias, uma de cada integrante do grupo, impressas sobre diferentes suportes.

Fotografias de: Avani Souza, Cláudia Brandão, Dhara Carrara, Guilherme Sirtoli, Helena Dorneles, Ítalo Franco, Tatiana Brandão e Vanessa Dias.

 

 

PHOTOGRAPHEIN PARTICIPA DA 4° SEMANA INTEGRADA UFPEL

Entre os dias 22 a 26 de outubro de 2018, ocorreu na Universidade Federal de Pelotas a quarta edição da Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão, quando foram apresentadas as pesquisas fomentadas no PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq), orientadas pela professora e coordenadora do grupo Cláudia Mariza Mattos Brandão.

Os acadêmicos Guilherme Susin Sirtoli e Vanessa Cristina Dias apresentaram no Congresso de Iniciação Científica (CIC) as seguintes pesquisas, respectivamente: Do Pincel ao Píxel: Sobre as (Re)apresentações de Sujeitos/Mundo em Imagens, abordando resultados parciais do projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq) sobre a significação do manancial imagético produzido através dos novos aparatos; Mulheres e suas Representações no âmbito das Artes Visuais, discutindo sobre o poder do erótico como uma força vital norteadora para mulheres e à imagem feminina através de produções contemporâneas de duas artistas fotógrafas, Nan Goldin e Francesca Woodman.

 

Mesa Redonda GO WEST: Imigrantes que transformaram Hollywood

No dia 13/11/2018 aconteceu a mesa redonda intitulada GO WEST: Imigrantes que transformaram Hollywood, às 15h30min, no auditório da Faculdade de Arquitetura e teve como objetivo discutir as influências externas ao contexto estadunidense no cinema hollywoodiano, da primeira metade do século XX. A mesa foi mediada pela coordenadora do PhotoGraphein, Cláudia Brandão e debatida por: Tatiana Brandão (PUCRS) e Jesús Pérez Garcia (FURG).

Os debatedores:

Tatiana Brandão, graduada em História – Bacharelado (FURG), Mestre em Literatura (PPGL, UFSC), Doutoranda em História (PUC-RS), e pesquisadora do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq). Em suas produções privilegia os temas: História, Teorias Feministas e Cinema.

Jesús Pérez Garcia, graduado em História da Arte e Filosofia (Universidad de Murcia, Espanha), Mestre em Dirección y Gestión de Recursos Histórico-culturales (Universidad de Murcia, Espanha), Doutorando em História da Literatura (FURG), bolsista CAPES. Principais campos de atuação: História da Literatura, História do Cinema e Artes Audiovisuais.

Fotografia com Pipoca apresenta: Halloween (1978)

No mês de novembro teve mais uma sessão do Fotografia com Pipoca, no dia 21, exibimos o filme “Halloween”, dirigido por John Carpenter. O longa foi debatido pela Professor Dr. Raphael de Boer formado pela University of London. O debate rendeu uma roda de conversas muito produtiva, trazendo questões relativas ao gênero de filmes horror/slasher, aos possíveis olhares masculinos e femininos sobre os personagens para além do filme apresentado.

O PhotoGraphein convida: I Encontro “Do Pincel ao Píxel: Imagens em Debate” – 5 e 6 de dezembro

O PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq) teve o prazer de convidar para o 1º Encontro “Do Pincel ao Pixel: Imagens em Debate”. O encontro resultou das atividades de pesquisas desenvolvidas no âmbito do núcleo e aconteceu nos dias 5 e 6 de dezembro no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

PhotoGraphein vai à Escola em 2018: Questões acerca da Identidade

Durante o segundo semestre de 2018, o projeto de extensão “PhotoGraphein vai à Escola”, vinculado ao PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (CNPq/UFPel), realizou atividades acerca do tema ‘identidade’, em duas escolas da região de Pelotas e Rio Grande. Uma das escolas é a EMEF Joaquim Nabuco, localizada no bairro Areal, na cidade de Pelotas, cuja professora responsável pela turma é Amanda Corrêa, e a outra é a EMEF Pedro Carlos Peixoto Primo, situada na Querência, no Balneário Cassino, em Rio Grande, turma sob a responsabilidade da professora Xênia Velloso. Cabe destacar que ambas as professoras também são pesquisadoras do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação.
Na EMEF Peixoto Primo, o bolsista do referido projeto Guilherme Sirtoli,  trabalhou com uma turma de primeiro ano do ensino médio e na EMEF Joaquim Nabuco, com um nono ano. Para as atividades do ano de 2018, foram realizados quatro encontros em cada escola afim de refletir sobre questões acerca da relação entre identidade/artes visuais. Para tal, foram propostos para os alunos desenhos de observação dos colegas, desenho de silhueta, autorretrato e por final, a produção de um livro de artista.