PET Casa Lar

No dia 12 de outubro de 2019 o PET Engenharia Hídrica realizou o projeto PET Casa Lar, o grupo passou a tarde com crianças de 3 a 16 anos no abrigo realizando atividades recreativas em comemoração ao o dia das crianças. Além disso foi feita a entrega de brinquedos que foi arrecadado pelo grupo PET-EH.  Este projeto tem o intuito de tirar as crianças do seu cotidiano e interagi-las  com a sociedade, além de proporcionar aos organizadores um contato com situações fora do seu dia a dia.

Obs: As fotos não podem ser publicadas por questões de proteção as crianças.

Mesa Redonda: Ansiedade e depressão nas universidades

No dia 08 de outubro de 2019, o PET Engenharia Hídrica juntamente com a organização da I Jornada Acadêmica da Engenharia Hídrica realizaram mais um evento, projeto Mesa Redonda com o tema: Ansiedade e depressão nas universidades. Este projeto tem o intuito de aproximar os discentes da universidade com os profissionais da área da saúde mental, a fim de esclarecer dúvidas sobre o tema em questão.

O evento foi realizado no auditório da reitoria no Campus Anglo e contou com a presença de diversos profissionais da área, como psicólogos, clínicos gerais e psiquiatras.

PET na Escola

Hoje o grupo PET concluiu o seu projeto PET na Escola, realizado anualmente em escolas da rede pública de Pelotas. Desde o início do ano foram realizadas atividades na escola EMEF Luciana de Araújo, com turmas de 1º a 4º série e 5º ano sendo manhã e tarde. Durante esse período foram aplicadas atividades com temáticas relacionadas à educação ambiental, como teatro de fantoches, experimentos de preservação do solo e água e vídeos sobre a importância dos recursos hídricos. Nós petianos estamos muito felizes por mais esse ano de troca de experiências com a comunidade e agradecemos à direção por todo carinho e parabenizamos pela estrutura da escola e a dedicação dos professores com seus alunos.


XIII Ciclo de Estudos

O XIII Ciclo de Estudos da Engenharia Hídrica foi realizado entre os dias 27 a 29/05 no Auditório da Reitoria com o tema “10 anos da Engenharia Hídrica”.

No dia 27/05 tivemos dois queridos palestrantes e professores do nosso curso, Gilberto Loguercio Collares e Idel Cristiana Bigliardi Milani, além de um ex professor, Celso Elias Corradi e duas intercambistas e ex petianas Jade Silva de Oliveira e Angélica Aparecida Liandro Pinheiro.

No dia 28/05 o Afrânio Costa Filho palestrou sobre a “Atuação da Fepam no licenciamento ambiental” onde abordou “conceitos e aplicações, na área de irrigação, indústria, tratamento de efluentes, resíduos sólidos e emissão atmosférica”. No mesmo dia, o professor Fioravante Jaekel dos Santos da UFPel palestrou sobre os “Exemplos de aplicações da geomática no estudo e gerenciamento de recursos hídricos”.

No dia 29/05, finalizando o nosso XIII Ciclo de Estudos, o chefe do Departamento de Resíduos Sólidos do SANEP, Edson Plá Monterosso trouxe para o evento um pouco sobre a gestão dos resíduos sólidos de Pelotas, coleta domiciliar e conteinerizada, compostagem, aproveitamento de óleo de cozinha, cooperativas, associados ao Saneamento Básico. No mesmo dia, Roberto Bacelo, que atualmente é professor da UCPel e Coordenador de Planejamento e manutenção no terminal de Contêineres de Rio Grande trouxe uma palestra sobre os desafios no mercado de trabalho.

Agradecemos a participação de todos e até ano que vem!

Hídrica de Portas Abertas

No dia 22/05 realizou-se o projeto Hídrica de Portas Abertas juntamente com o projeto “Vizinhança no Campus Anglo – Interação com a comunidade Pelotense!” da coordenadora Rogéria Aparecida Cruz Guttier. O projeto visa dialogar com a comunidade pelotense e receber através de visitas previamente agendadas estudantes da Educação Básica e suas famílias a fim de divulgar as diferentes possibilidades de formação, dando-lhes oportunidade de conhecimento prévio acerca dos cursos oferecidos pela Instituição e assim promover a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade, conforme o conceito da Extensão Universitária. A escola que inaugurou o projeto e participou do nosso projeto foi a Ferreira Viana trazendo crianças do 5º ano.

Teve apresentação de teatro do grupo PET Engenharia Hídrica e posteriormente foram apresentados os laboratórios do curso.

XXII SulPET

O Encontro Regional dos Grupos PET do Sul (SulPET) ocorre anualmente e reúne grupos de diferentes Instituições de Ensino Superior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para discutir temas importantes para o desenvolvimento do Programa e da educação brasileira. Em 2019, a Universidade Federal de Pelotas – UFPel – Pelotas/RS sediou o XXII SulPET tendo como tema do evento: “Ser PETiano: Formação, Resistência e Transformação” durante os dias 01 a 04 de maio.

O Programa PET foi criado em 1979 pela CAPES e transferido em 1999 para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, quando sua sigla passou a designar Programa de Educação Tutorial. O Programa é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando melhorar a qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET. O SulPET acontece anualmente desde 1998 com objetivo de articular e proporcionar um espaço de discussão interdisciplinar para a ampla formação dos alunos quanto cidadãos. Além das atividades acadêmicas, o evento proporciona um momento de troca de informações e onhecimento entre os grupos PETs, assim como delibera questões administrativas inerentes ao programa que são encaminhadas para o Encontro Nacional de PETs – ENAPET.

O grupo PET Engenharia Hídrica participou como organizador no evento, além de apresentar um trabalho titulado em “Educação Ambiental em Escolas: Usos e Conservação da Água e do Solo” pela Petiana Bruna Moura.

PET na Tutoria e CinePET

Ainda no dia 24/04, o grupo realizou o PET na Tutoria onde nesse momento é apresentado os atuais Petianos, a tutora do grupo, o vínculo com os laboratórios e também as atividades já realizadas e as que constam no planejamento do ano.

Posteriormente o grupo realizou o projeto CinePET apresentando o filme “O Menino que Descobriu o Vento”.