O CINEPET compreende a realização de Ciclos de documentários e debates. Este projeto foi iniciada pelo Grupo PET Diversidade e Tolerância em 2011, com o objetivo de promover espaços de discussão sobre temáticas vinculadas a diversidade e tolerância para a comunidade.
Assim, são realizados de ciclos semestrais em parceria com o Cine UFPel. Cada filme e documentário exibido será acompanhado por um debate com professores/as e outros/convidados/as especialistas nas temáticas em questão.
Neste ciclo, a temática central é “As várias faces do racismo” e as duas sessões trataram sobre “Racismo na Infância” e “Racismo ambiental”
Na primeira exibição: A invenção da Infância (Lilian Sulzbach) e Em frente (Mari Gonçalves e Jonatan BT).
A primeira sessão seria dia 28/03/2025 às 17h00min no CINEUFPel localizado na Rua Lobo da Costa, 447.
O debate será feito por:
Bianca Duarte
Acadêmica de nutrição, bolsista do programa PET DT.
Cátia Barcellos
Professora Doutora Cátia Simone Ribeiro Barcellos, Coordenadora Pedagógica da Educação Física na Secretaria Municipal de Educação. Estudiosa e pesquisadora da Educação para as Relações Étnico-Raciais.
Haverá emissão de certificados para os participantes.
Projeto organizado pelos Petianos: Luiza de Oliveira Maciel, Raphael Meireles de Oliveira, Tayanne Costa e Luan Lucas Valins da Silveira.
Desenho: Herison de Carvalho Silva
“A invisibilidade da criança preta persiste impactando seu desenvolvimento. Combater essa realidade é crucial para uma sociedade mais justa e inclusiva.”