Confira todos os projetos que estão sendo desenvolvidos atualmente: 

Projeto de extensão Diversidade na Melhor Idade

projeto busca o bem estar do idoso, promovendo conhecimento, neste contexto atual de pandemia, com atividades diferenciadas, ao propiciar a troca de conhecimento coletivo e a socialização.

projeto: O que leem os petianes?

Trata-se de uma atividade de divulgação dos livros lidos pel@s petian@o do grupo. A ideia é publicar mensalmente nas redes sociais 2 livros lidos.O objetivo é incentivar a formação de jovens leitores, tanto petian@s do grupo, assim como a população externa (público em geral). Além disso, promover a divulgação de livros/obras lidas pelos petian@s.

Cartilha educativa PET Diversidade e Tolerância: Ser mulher é resistir para existir

A ideia é construir um material que problematize sobre situações de preconceito e violências verbais e físicas vividas pelas mulheres, vistos como algo natural na sociedade, as quais infelizmente ainda é preciso debater proporcionando momentos para discussão. A finalidade é a de proporcionar a reflexão sobre costumes que humilham, oprimem, ameaçam e violentam os seres humanos, principalmente as mulheres.

Projeto de Pesquisa: Assédio Moral e Sexual na UFPel

Dentro da Universidade ocorrem diversos casos de assédios, morais e sexuais, em várias esferas que englobam alunos, egressos, servidores técnicos-administrativos, terceirizados, empregados públicos e professores. A carência de dados quantitativos acerca da temática dificulta localizar e identificar os temas mais problemáticos. O projeto visa a criação de uma base de dados e a posterior realização de entrevistas com voluntários, a fim de aprofundar as histórias de maneira individual. Tem por objetivos,  a criação e divulgação de um banco de dados e entrevistas sobre casos que ocorrem dentro da Universidade, buscando motivar a comunidade a reportar ao órgão ou a ouvidoria responsável. Todos os dados serão disponibilizados de forma anônima. O projeto será dividido em quatro etapas: a) Disponibilização de questionários online em redes sociais ligadas à Universidade. b) Quantificação e análise dos dados. c) Entrevistas com voluntários empregando o método de história oral temática. Será feito um termo de cessão. d) Divulgação de dados de forma anônima.

 

Atividade de extensão Histórias pouco contadas

Em parceria com o Núcleo de Documentação Histórica (NDH), que tem produzido vários textos sobre organizações negras e operárias em Pelotas, e com o PET Artes, serão elaborados conteúdos sobre nomes da cultura negra pelotense que não ganharam o devido destaque na nossa história.  a atividade tem por objetivo fazer com que a população possa conhecer a trajetória de homens e mulheres negras que, através de suas práticas, lutaram por uma sociedade mais justa e fraterna.

Pesquisa: Impactos da covid-19 nas relações sociais, econômicas e culturais da população negra da cidade de Pelotas

Com a pandemia do Coronavírus, o isolamento social se fez necessário, promovendo mudancas nas estruturas sociais, psicológicas e econômicas da população pelotense. O recorte racial se faz necessário para avaliarmos como essa parcela da população também foi atingida, já que é o grupo menos favorecido socialmente. Objetivos: Analisar os impactos do isolamento social na vida da população negra e as suas consequências.

Projeto de Pesquisa: Avaliação das Mudanças Comportamentais das Pessoas Tutoras de Animais de Companhia durante o isolamento

Ao acompanhar os noticiários sobre as mudanças no comportamento da população relacionado a sentimentos de solidão, tristeza, medo, angústias devido ao isolamento trazido com a COVID-19, que colocou a população brasileira e o mundo em afastamento social, foi pensado a possibilidade de se estudar e avaliar as mudanças de comportamento das pessoas que são tutoras de animais de companhia. O fato é que diferentes comportamentos são possíveis, tanto as companhias dos animais que amenizam tristezas, contribuem em tratamento contra a depressão, como apresenta na literatura, quanto às questões socioeconômicas que também influenciaram no cotidiano das pessoas durante a pandemia. Estas questões impulsionaram a ideia da escrita do projeto, para que seja submetido à Plataforma Brasil na perspectiva de aprovação do comitê de ética humano da UFPel. A Professora Márcia de Oliveira Nobre da Faculdade de Veterinária da UFPel será parceira neste projeto.

 

Projeto de Pesquisa: Cotas no curso de Pedagogia da UFPel: Uma análise de perfil dos estudantes e do acesso a democratização à Universidade

Trata-se de uma pesquisa que visa analisar como funciona e se destinam as cotas da Universidade Federal de Pelotas, posteriormente, delimitando ao curso de Pedagogia, analisando também os ingressos através das cotas em um período de 5 anos.

Projeto de extensão: os contos de Fadas e suas transformações: até que ponto podemos aceitar as adaptações?

Trata-se de um projeto de extensão, no qual vamos ler contos, assistir adaptações existentes e entender um pouco do processo de adaptações dos contos de fadas. A ideia do projeto surgiu depois do lançamento da coleção Contra Pra mim, criado pela Secretaria da Alfabetização (ligada ao MEC), a qual adaptou os contos, de acordo com seus regramentos morais, fazendo com que partes essenciais das histórias se perdessem.

Saúde dos LGBTQIA+: Demandas, necessidades e preparo dos profissionais

O programa de educação tutorial proporciona diversas oportunidades de maior interação e pensamento crítico pessoal e profissional para seus participantes, pensando nisso, o petiano que é um homem gay acadêmico de Bacharelado em Enfermagem e preocupa-se com a temática de sua comunidade (LGBT), apresenta esta proposta de atividade de pesquisa para que se entendam as necessidades e as demandas desta população, bem como o preparo que é dado para os futuros profissionais da área da saúde, com foco em graduandos em enfermagem, enfermeiros graduados e pós graduados.

Saúde animal em Pelotas

Através de pesquisas na literatura, o projeto vai evidenciar doenças de alta incidência em cães e gatos da cidade de Pelotas e abordar suas características. Serão produzidos materiais informativos que irão ser divulgados em mídia social nas páginas do PET-DT e da ONG SOS Animais Pelotas, no site Facebook e em formato impresso. Além disso, outros temas pertinentes a saúde dos animais de companhia serão abordados, com o intuito de conscientização acerca das doenças e do bem-estar dos animais. O objetivo do projeto é elaborar um material relativo às doenças com alto índice de incidência em animais de estimação na cidade de Pelotas, explicando de forma didática suas características (métodos profiláticos, meios de transmissão e sinais clínicos dessas afecções), elucidando o quão importante é a avaliação veterinária em casos de suspeitas, e também abordar questões de bem estar animal.
A atividade será realizada através da avaliação de doenças com alto índice de incidência que acometem cães e gatos e questões relacionadas ao bem-estar desses animais, através de dados disponíveis na literatura. Realizar entrevistas com médicos veterinários para que esses falem sobre esses assuntos, e elaboração de flyers informativos. Haverá a divulgação deste material à sociedade em geral, por meio de mídia social nas páginas do PET-DT e da ONG SOS Animais Pelotas no site Facebook e em formato impresso.

Jornadas de Formação

São encontros, nos quais são abordados temas como preconceito linguístico, geográfico e de lugar, racial, aos homossexuais, às mulheres, à religião e correlatos. Em cada jornada os alunos petianos têm acesso prévio a textos por eles apresentados, alternadamente, suscitando um debate posterior. Em alguns sábados, a responsável pela explanação dos textos é a tutora. Como o grupo possui uma certa mobilidade, em função da formatura dos alunos, é importante que eles se preparem para debater o tema da diversidade e da tolerância. Tem por objetivos,aproximar os petianos da temática que embasa o projeto, ou seja, a Diversidade e a Tolerância; Desenvolver atividades desinibidoras, integrando os alunos do grupo.  Os alunos apresentam textos previamente escolhidos. O material versa sempre sobre a temática da Diversidade e da Tolerância. A tutora também é responsável por apresentações de textos e por promover os debates entre os petianos, sempre mediando as intervenções.

 Oficina sobre higiene corporal

Trata-se de uma oficina para crianças da educação infantil, com foco na higiene corporal, bem como nas descobertas, que podem surgir ao longo da mesma. O objetivo é explorar, através de métodos lúdicos, o conhecimento, a imaginação e as descobertas que vão sendo construídas ao longo da oficina. Primeiro momento: O petiano(a) irá conversar e procurar formas lúdicas para que os alunos contem  o que sabem sobre higiene corporal. Segundo momento: O petiano(a) fará um breve diálogo sobre higiene, através de vídeos e músicas com o intuito de chamar a atenção e manter o foco dos alunos. Por fim, será disposto materiais para que sejam realizadas brincadeiras com o propósito de que eles demostrem o que aprenderam sobre higiene.

Jornal Conectando Saberes

No ano de 2011 foi lançada a primeira edição do informativo Conectando Saberes, a qual envolveu todos os alunos petianos em sua elaboração. A cada ano são lançadas novas edições do jornal, os quais abordam temas importantes para a conjuntura.  O objetivo do jornal é discutir temas importantes dentro da temática da Diversidade e Tolerância. Ainda que nos primeiros anos o jornal estivesse mais voltado à comunidade escolar, atualmente,
tendo em vista uma nova composição do PET, agora se volta para a comunidade universitária, embora seus conteúdos interessem à população em geral.  Todos os alunos petianos se envolvem com a feitura do jornal. Em cada edição um aluno é responsável por alguma seção. Depois de discutido pelo grupo, o jornal é distribuído à comunidade e colocado no site e na comunidade do facebook, com o objetivo de ser amplamente divulgado.
Atualmente é priorizada a plataforma digital, tendo em a possibilidade a maior possibilidade de acesso.

 Oficina sobre o Lattes

É realizada semestralmente uma oficina sobre o Currículo Lattes, na qual se discutem todos os itens que aparecem na plataforma, com a intenção que os alunos preencham o seu Lattes de modo adequado, apresentando informações confiáveis. Tem por objetivos, qualificar o currículo Lattes dos petianos, de modo que possam expressar bem informações sobre suas vidas acadêmicas; Treiná-los para o preenchimento de formulários e editais, de modo que o grupo possa se qualificar. Serão realizadas duas oficinas por ano, orientadas pelo tutor, com duração de 5 horas em cada momento.

Projeto de pesquisa: À beira da extinção: memórias de trabalhadores cujos ofícios estão em vias de desaparecer

Em nossa sociedade, com as rápidas transformações industriais e a revolução tecnológica, cada vez mais profissões e, principalmente ofícios manuais vão se tornando obsoletos neste inicio do século XIX, sendo extintos ou estando em vias de desaparecer. Por outro lado, os trabalhadores que os exerceram têm um rico manancial de vivências, experiências e trajetórias ligadas a estes ofícios, que vão se perder paulatinamente com o desaparecimento destes. A maioria desses trabalhadores já se encontra retirada do mundo do trabalho, pelos motivos do esgotamento de suas forças de trabalho, com o declínio natural da idade e também pelo avassalador efeito das novas tecnologias, que tornaram alguns dos ofícios mais tradicionais até então, completamente ultrapassados. Objetivos:A questão mais relevante será justamente analisar aquelas profissões à beira da extinção, como estivadores, tecelãs, sapateiros, alfaiates, afiadores de faca, fotógrafos de rua,bem como benzedeiras, parteiras, curandeiras, ofícios que insistem em se manter em um mundo que parece não querer mais lhes dar qualquer tipo de espaço, já que, muitas vezes, aquilo que oferecem se tornou descartável. A metodologia do projeto se baseia na história oral temática e também na análise documental. Com relação a construção de narrativas, cada participante entrevistado fornecerá um termo de cessão para o uso da entrevista. No projeto há subprojetos e estes passarão no comitê de ética quando envolverem questões de saúde.

 Ritos de passagem e a adolescência: Trabalhando com as mudanças das fases da vida

As mudanças ocorridas na vida do ser humano são compostas de diferentes ritos cercados de significados que, por vezes, passam imperceptíveis, sendo outros muito marcantes. Cada cultura tem uma forma de lidar com esses ritos, assim como a atitude em relação aos adolescentes, que ao entrarem nessa fase são surpreendidos com uma variedade de informação, sentimentos, dúvidas e descobertas que nem sempre conseguem ser compreendidas e sanadas e, muitas vezes, resultam em problemas maiores. Objetivos: Faz-se necessário abordar a normalidade desses sentimentos e seus significados, criar um ambiente amistoso, dialogando e sanando dúvidas para estimular a normalidade de conversar com pais e familiares a fim de amenizar a exposição a doenças, gravidez precoce, amor, amizade e sexualidade, compreendendo cada mudança como um rito de passagem que ocorrerá diversas vezes.  Será realizada uma oficina dividida em 4 momentos. O primeiro momento será uma introdução ao assunto através de uma exposição dialogada, onde serão apresentados os ritos de passagem em algumas culturas comparando com a nossa. No segundo momento, será entregue uma folha para que eles exponham os principais acontecimentos que eles se recordam de algumas fases da vida e como eles se imaginam futuramente que será dialogado logo após a confecção. No terceiro momento, a turma será dividida em dois grupos, meninos e meninas, e será feito um molde em um papel pardo de cada um deles. A partir de recortes de jornais, os grupos irão colar os recortes que representam os sentimentos dessa fase. No quarto momento, os/as alunos/as, em uma roda de conversa, irão apresentar a tarefa em grupo. A partir dos resultados, os petianos irão conduzir um diálogo para que
os assuntos trazidos por eles possam ser abordados e conduzidos para futuras oficinas onde serão trabalhamos com temas específicos.

 Projeto de pesquisa: Mãe e universitária: Quais os desafios para conciliar a maternidade e a vida acadêmica na UFPel

Apesar de a UFPel ser uma universidade pública, possuir e oferecer programas de assistência estudantil incluindo auxílio creche para estudantes mães, essa política de assistência pode não ser suficiente para garantir a permanência e a conclusão do curso. Outros fatores podem ser facilitadores para a evasão, como a discriminação de gênero, a tripla jornada de trabalho, a discriminação racial, a classe social e a própria política institucional da universidade. A partir desses fatores, pretende-se analisar essa situação, conhecendo a realidade das estudantes mães da UFPel. tem por objetivos,  conhecer quais são as estratégias de permanência delineadas; Apresentar a realidade das mães universitárias no espaço acadêmico; Delimitar os impasses da tripla jornada; Comparar os dados de estudantes bolsistas, de permanência e conclusão de curso com as necessidades e impasses situados
por essas estudantes; Conhecer a realidade dessas estudantes dentro do espaço acadêmico e fora dele, a fim de criar políticas institucionais que modifiquem positivamente a situação abordada.A atividade será realizada a fim de obter os números de beneficiárias e não beneficiárias, de evasão e conclusão de curso, se entrará em contato com a Coordenadoria de Registros Acadêmicos. Para localizar as alunas, será feita uma divulgação nas mídias sociais sobre a pesquisa que será dividida em duas etapas: a primeira etapa da pesquisa será quantitativa, e será realizada através de um questionário disponibilizado online. A segunda etapa será qualitativa e contará com o recurso da história oral, onde serão realizadas entrevistas com as mães que se disponibilizarem a falar sobre a sua realidade
dentro da universidade. Cada participante assinará um termo de cessão.

Projeto de Pesquisa: Cotas no curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pelotas

Trata-se de uma pesquisa que visa analisar como funciona e se destina as cotas da Universidade Federal de Pelotas, posteriormente, delimitando ao curso de Pedagogia, analisando também os ingressos através das cotas em um período de 5 anos . Tem por objetivo, proporcionar entendimento sobre o sistema de cotas, bem como o entendimento sobre a importância das mesmas para o ingresso no ensino superior na vida de pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade e/ou preconceito e/ou discriminação. Para essa atividade se fará necessária uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, utilizando recursos bibliográficos acerca do tema.

Oficina de História Oral

A História Oral é uma metodologia que é utilizada por várias áreas. Trata-se da possibilidade de dar voz a pessoas que não tem registro na história. Por esse motivo será ministrada oficina, que abordará temas como memória, identidade, história oral temática, história oral de vida e tradição oral. Objetivos: Proporcionar o debate sobre uma metodologia qualitativa que está sendo utilizada por várias áreas do conhecimento e discutir metodologia científica.
A atividade será ministrada pela professora tutora, uma vez que esta possui formação específica na área. Serão oferecidos textos específicos sobre o assunto, visando o debate, a partir de trabalhos já realizados e novos que serão efetivados.

Semana de Prévias

Trata-se de uma atividade realizada antes de um grande evento, visando discutir as apresentações que cada aluno fará. Acontece antes da Semana Integrada do Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (SIIEPE). O objetivo é o de treinar as apresentações dos petianos, a partir de um espaço amistoso, desenvolvendo novas formas de expressão oral e corporal. A atividade será realizada a partir da apresentação oral de cada petiano e a intervenção dos colegas, visando corrigir algum erro ou chamar a atenção de algum vício de linguagem, por exemplo.