Início do conteúdo
    Notícias
  • Abertas as inscrições para a VII Semana Acadêmica da Conservação e Restauração!

    Esta quarta-feira (04/09), o PET-CR juntamente com o Centro Acadêmico do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Pelotas deram abertura as inscrições nas atividades da VII Semana Acadêmica da Conservação e Restauração. O tema do evento este ano é “Caminhos da profissão Conservador-Restaurador”, com o objetivo de, entre palestras e atividades variadas, refletir sobre as possibilidades e desafios da formação de Conservador-Restaurador.

    O evento acontecerá entre os dias 09 e 13 de setembro, para se inscrever nas atividades basta acessar a página inscrições no site da Semana Acadêmica e preencher os formulários.

    As palestras de abertura (09/09 às 19hrs, com a produtora cultural Roberta Araujo Manaa) e encerramento (13/09 às 19hrs com a conservadora-restauradora Isis Fófano Gama) acontecerão no auditório do campus ICH II da UFPel e serão transmitidas no canal do Youtube do PET-CR.

    Confira a programação abaixo:

     

    Desde já agradecemos sua participação, não deixe de aproveitar esse momento de integração, troca de saberes e de novos aprendizados!

    Um forte abraço.

    PET-CR.

  • Reabertura do edital da 19ª edição do Boletim PET-CR

    O grupo PET Conservação e Restauro da UFPel torna público a reabertura de seu edital da 19ª edição do Boletim PET-CR.

    Você pode encontrar o edital através da aba ‘BOLETIM’ > ‘EDITAIS’ no nosso site

    Qualquer dúvida entre em contato com algum dos membros do PET-CR, ou por e-mail pet.conservacao.restauro@ufpel.edu.br

  • PET Sala Aberta: Agora aberta todas quartas-feiras!

    A partir de hoje, 07/08, estaremos disponíveis todas as quartas-feiras na Sala do PET (Sala 312) para ajudar com suas dúvidas sobre o curso de Conservação e Restauração. Oferecemos apoio acadêmico na confecção de trabalhos acadêmicos, esclarecimento de demais dúvidas e encaminhamentos para professores ou técnicos para resolver questões específicas.

    Além do suporte com dúvidas, disponibilizamos recursos como computadores, materiais para empréstimo e um espaço tranquilo para estudo. A Sala do PET é um lugar onde você pode aprimorar seu aprendizado e contar com nosso suporte.

    Podemos te ajudar com revisão e formatação de trabalhos acadêmicos, orientação na pesquisa de referências e bibliografia, dicas e estratégias de estudo, informações sobre estágios e oportunidades de pesquisa, além de assistência com o uso de softwares e ferramentas necessários para o curso.

    Não perca a oportunidade de contar com nosso suporte e aprimorar seu desempenho acadêmico!

  • AULA INAUGURAL 2024/01 – AÇÃO BRASÍLIA

    Queridos alunos, é com imenso prazer que convidamos vocês para nos acompanharem na aula inaugural de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis que acontecerá na quinta-feira dia 25/07 às 19h no auditório do ICH II.

    Será ministrada pelas Professoras Andrea Bachettini e Karen Caldas sobre a ação do Laboratório Aberto em Brasília-DF nas obras danificadas em 8 de janeiro de 2023.

    Contamos com a presença de todos!

  • EDITAL DE SELEÇÃO DE NOVOS MEMBROS PET-CR 01-2024

    O Grupo PET-CR convida a todos os interessados para participarem do processo seletivo de novos petianos.

    Esse processo visa o preenchimento de vagas para 03 não bolsistas, com possibilidade futura para recebimento de bolsa de acordo com a liberação da mesma conforme as disposições contidas no edital.

    Você pode encontrar o edital através da aba ‘SOBRE’ > ‘PETIFIQUE-SE’ ou clicando no link abaixo:

    Edital de Seleção 2024-01

    Qualquer dúvida entre em contato com os membros do PET-CR!

  • Alunos e egressos no resgate de acervos em Porto Alegre – SOS Acervos

    Alunos e egressos do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel e integrantes do Programa de Educação Tutorial Conservação e Restauro da UFPel estão presentes no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul para a recuperação do acervo do museu danificado pelas enchentes. Os voluntários são orientados por especialistas conservadores restauradores e pelos professores do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel.

    A coordenação do plano de recuperação desse acervo tem como responsável a conservadora restauradora do Departamento de Conservação e Memória do Patrimônio Cultural do Complexo do Palácio Piratini, Isis Fófano Gama, egressa do curso, com supervisão de Naida Corrêa.

    Para a permanência dos estudantes houve uma parceiros com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que cedeu seus alojamentos e alimentação.

    Para mais informações sobre a recuperação de acervos pessoais, entre em contato pelo e-mail: sosacervosufpel@gmail.com

  • EDITAL PARA PUBLICAÇÃO NO 19º BOLETIM PET-CR

    O Grupo PET-CR convida a todos os interessados para publicarem em nossa 19ª edição do Boletim PET-CR.

    Você pode encontrar o edital através da aba ‘BOLETIM’ > ‘EDITAIS’ no nosso site

    Qualquer dúvida entre em contato com algum dos membros do PET-CR, ou por e-mail pet.conservacao.restauro@ufpel.edu.br

  • Primeiras Recomendações de Resgate de Acervos Pessoais – SOS Acervos

    Em uma situação de desastre ambiental, como é o caso das enchentes, as pessoas vivenciam uma situação de muitas perdas, inclusive dos seus objetos pessoais e que guardam as suas memórias afetivas. Materiais como livros, documentos e fotografias ficam muito frágeis quando molhados, mas não devem ser descartados ou jogados no lixo. Algumas medidas iniciais podem ajudar a salvá-los para serem posteriormente recuperados. 

     

    Baixe as instruções listadas em pdf: PRIMEIRAS RECOMENDAÇÕES DE RESGATE DE ACERVOS PESSOAIS – SOS ACERVOS

     

    • A primeira recomendação é proteger a sua saúde, tomando o cuidado de somente manusear os objetos que estiverem molhados e enlameados utilizando luvas. Existe o risco contrair doenças no contato com as águas contaminadas das enchentes. As recomendações das autoridades da saúde não podem ser ignoradas. 

    • A maioria dos materiais molhados se tornam extremamente frágeis. O seu manuseio e movimentação deve ser cuidadoso. 
    • É fundamental secar os objetos o mais rapidamente possível, pois podem mofar em dois ou três dias se a temperatura ambiente estiver alta.
    • Como os materiais já estão molhados, é possível utilizar água limpa para retirar lamas e sujeiras. Providencie um fluxo suave de água para esta limpeza emergencial. Também é possível fazer a limpeza mergulhando os objetos em bacias contendo água limpa. 
    • Contudo, é preciso avaliar a fragilidade dos materiais e se o uso da água resultar em mais perdas, o melhor é deixar secar para posteriormente retirar a lama.
    • Depois de realizar uma limpeza inicial, os materiais devem ser colocados para secar em um ambiente seco, com ventilação natural e sobre materiais absorventes, como por exemplo, papel toalha. 
    • A secagem deve ser lenta e contínua, para que os materiais não se deformem mais ainda.
    • Podem ser usados ventiladores, desde que não se direcione o vento diretamente para os objetos. Posicione o ventilador voltado para a parede próxima, de maneira a rebater o fluxo do vento.

    • Livros podem ser entrefolhados com papel toalha. Inicialmente fazer leves pressões para absorver o excesso de umidade e trocar continuamente as folhas de papel toalha. 

    Nesse vídeo elaborado pelo LACOR, Laboratório de Conservação e Restauração da Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é demonstrado o processo de secagem de livros: https://www.youtube.com/watch?v=P1LvYZzUHg0&t=13s

    • Depois de retirar a maior parte da umidade e se a encadernação não estiver muito frágil, pode-se colocar o livro em pé, com as folhas entre abertas.

    • É preciso retirar as fotografias dos álbuns. Se as fotos estiverem empilhadas, elas devem ser separadas cuidadosamente. Em seguida devem ser colocadas para secar sobre papel toalha, com a imagem voltada para cima.
    • Em alguns casos é possível secar fotos e documentos avulsos em varais. Mas é preciso avaliar a resistência dos materiais. A secagem em superfícies horizontais é mais recomendada.

    O QUE NÃO FAZER:

    • Nunca usar jorros de água sob pressão para limpar os materiais, como mangueira ou VAP;
    • Não retirar a lama esfregando com esponjas, escovas ou panos;
    • Não colocar os materiais para secar ao sol;
    • Não utilizar secador para acelerar a secagem.

    Estas recomendações são básicas para uma ação imediata. Os professores, técnicos e alunos da UFPel estão disponíveis para ajudar e orientar no resgate de acervos. Entre em contato pelo e-mail sosacervosufpel@gmail.com

    Recomenda-se que os tratamentos de recuperação posteriores sejam feitos por conservadores-restauradores com formação e com experiência nos diferentes tipos de acervos e materiais.