Nesta semana, foi publicado um artigo produzido por integrantes do OTPEF que trata sobre o tema da avaliação em Educação Física na escola. A publicação é resultado da investigação desenvolvida por Ivan de Oliveira em sua dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPel, em 2017, orientada pelo professor Giovanni Frizzo.
O objetivo deste estudo foi analisar de que forma os professores de Educação Física, em diferentes períodos de experiência profissional, utilizam o componente avaliação. Trata-se de um estudo de caso na RMEPEL, do qual participaram quatro professores tendo 1, 13, 21 e 31 anos de docência, respectivamente. Depreendemos que, no início da carreira, a avaliação parte de um plano mais informal, passando pela busca da ocorrência da apropriação do aprendizado pelo alunado, havendo, no fim da carreira, prevalência de aspectos formais na avaliação. A nota apresentou um “valor de troca” entre professorado e alunado, independentemente da experiência docente.
O artigo pode ser encontrado aqui, junto com outras publicações do Grupo de Pesquisa OTPEF