Estudos de centralidade para Arambaré

Por Brenda Tejada
Para a realização das simulações no UrbanMetrics a cidade foi desenhada de modo que as ruas que apresentam unidade morfológica foram representadas com um elemento espacial único, nesse caso foram utilizadas linhas continuas (imagem 01). Além disso, foi utilizada a distância Topológica, que varia de acordo com a descrição espacial (o numero de passos para chegar a determinado local) e não de acordo com a distância real que também é conhecida como Geométrica. A legitimação no UrbamMetrics se dá por uso continuado do programa e não por dados empíricos.

Por Brenda Tejada

Imagem 01: Input utilizado, desenhado com linhas continuas (polyline).

A centralidade está associada à concentração de externalidades e facilidades urbanas, conforme trabalhos que vem sendo feitos nessa linha de pesquisa. Nesse caso será analisada essa influência dos valores de carregamento e das impedâncias, ou seja, externalidades e facilidades urbanas, na centralidade existente em Arambaré.

Através da primeira simulação (imagens 02) onde não foram atribuídos valores de carregamento e impedâncias, pode-se avaliar o potencial da cidade e observar que as vias próximas da água e as que se conectam aos acessos tendem a ser as de maior centralidade e acessibilidade, também é possível observar a coerência entre as concentrações de centralidade e as diferentes tipologias de tecido.

Por Brenda Tejada

Imagem 02: Centralidade utilizando valores de carregamento e impedâncias de 1 para todos (dividido em 9 classes).

Porém, esse potencial não representa o resultado esperado pelo que o conhecimento empírico de vivencia no local sugere, portanto se viu a necessidade de acrescentar os valores de carregamento, que são às externalidades para calibrar o modelo e analisar a sua influência na centralidade da cidade.

A segunda e a terceira simulações (imagens 03 e 04) demonstram a centralidade no inverno e no verão, respectivamente, na segunda foi colocado um valor de carregamento de 100 na estrada estadual, representando o peso da cidade de Camaquã, já na terceira se manteve o peso na estrada e se acrescentou o peso de 100 na rua da praia, pois devido ao clima da região no verão existe a vitalidade na praia, enquanto no inverno a vitalidade se desloca para o centro da cidade e para a cidade de Camaquã. Analisando os dois resultados é possível observar essa sazonalidade e qual a viabilidade econômica fora de temporada.

Por Brenda Tejada

Imagem 03: Centralidade utilizando valor de carregamento 100 na estrada estadual (dividido em 9 classes).

Por Brenda Tejada

Imagem 04: Centralidade utilizando valor de carregamento 100 na estrada estadual e na rua da praia (dividido em 9 classes).

Apesar de apenas com os valores os resultados já se aproximarem do resultado esperado, ainda existiam algumas diferenças em relação ao que o conhecimento empírico de vivência no local sugere, então além dos valores de carregamento foram acrescentadas as impedâncias para que fosse possível analisar o quanto ela influencia na cidade de Arambaré.

A quarta simulação (imagem 05) foi desenvolvida através de heurística, que é a aproximação sucessiva do conhecimento. Mantendo o valor de carregamento de 100 na estrada e na praia e acrescentando valores de carregamento nas demais ruas, variando entre 100, 50 e 1 de melhor a pior respectivamente, e impedância nas ruas, variando entre 0,1, 0,5, 1, 5 e 10 de melhor a pior respectivamente.  Pode-se observar uma aproximação da estrutura intraurbana de verão, compensando as simulações para verão e inverno, resguardando a praia. Ou seja, se encontrou um resultado mais próximo do esperado.

Por Brenda Tejada

Imagem 05: Centralidade utilizando valores de carregamento e impedâncias em toda a cidade (dividido em 9 classes).

Através das sucessivas simulações pode se observar que realmente os valores de carregamento e as impedâncias exercem grande influência na centralidade da cidade de Arambaré, sugerindo que através de melhorias e aumento das facilidades urbanas e externalidades é possível criar novos pontos de centralidade na cidade.