Com o quê trabalhamos?

A disciplina de Modelagem Urbana traz uma visão introdutória ao uso de modelos urbanos, utilizados como modo de produção de conhecimento sobre as cidades, particularmente no campo da morfologia e do planejamento urbano. São utilizados modelos baseados em autômatos celulares, grafos e questionários virtuais baseados em grids.

A plataforma CityCell (disponível em https://wp.ufpel.edu.br/citycell/) opera com diversos modelos baseados em autômato celular, integrando fatores urbanos, naturais e institucionais. Cada modelo está implementado como uma regra para o crescimento urbano, representando teorias aplicadas a entender processos de produção do espaço urbano, de modificação e preservação do ambiente natural e de implicação de planos e projetos urbanos.

O software UrbanMetrics (disponível em https://wp.ufpel.edu.br/urbanmetrics/) trabalha com medidas de centralidade e acessibilidade e medições utilizando grafos, podendo representar a cidade por pontos, linhas e áreas e suas conexões. Permite alocar uso do solo, infraestrutura urbana e modos de transportes, assim como processar utilizando medidas topológicas ou geométricas.

A plataforma PeopleGrid (disponível em http://www.peoplegrid.com.br/) consiste num instrumento para realizar questionários virtuais baseados em grids, em mapeamento coletivo pela internet. Permite a integração com pesquisadores e comunidade, sendo que os pesquisadores podem elaborar suas próprias pesquisas e a comunidade pode apontar suas demandas e prioridades, mediante localização no mapa. O PeopleGrid está integrado ao GoogleMaps, com acesso a todas as cidades do mundo.