Influência ambiental na centralidade de Arambaré

Por Flavio Baumbach
O software UrbanMetrics aplica a teoria dos sistemas e teoria dos graphos estabelecendo relações entre objetos e vetores e revelando aspectos de um sistema urbano. O UrbanMetrics é legitimado e aceito pelo uso continuado do programa e resultados acumulados de estudos representados por linhas, pontos ou áreas. Como aqui representaremos a cidade de Arambaré/RS utilizando linhas, pontos e áreas (ver imagem 1) nosso estudo se torna exploratório.

Por Flavio Baumbach

Imagem 1: Cidade de Arambaré representada por linhas e áreas, e influência da cidade de Camaquã representada pelo ponto vermelho.

Demonstramos a influência do ambiente natural e áreas adjacentes na infraestrutura intra-urbana. Campos, lagos ou rios são melhores representados por áreas, podendo ser côncavos ou convexos. Eixos urbanos são espaços convexos, e melhor representadas por linhas. Já a influência da cidade de Camaquã foi representada por um ponto.

A primeira simulação sem pesos e impedâncias nos mostra o resultado para potencial real do sistema, medido em distância topológica, normalizado e classificado em quebras naturais (ver Imagem 2).

Por Flavio Baumbach

Imagem 2: Simulação sem pesos e impedâncias, topológico e quebras naturais.

Nota-se o grande potencial de centralidade para campos ao sul e o arroio velhaco. Estes espaços abertos são espaços de conexão e influenciam na estrutura intra-urbana.

Em um segundo processo – medido pela distância ponderada – os sistemas naturais: lagoa dos patos, campos, praia e Arroio Velhaco receberam impedância máxima a fim de demonstrar o grau de resistência à urbanização que estes ambientes oferecem. Já a cidade de Camaquã – representada por um ponto – recebeu peso máximo enfatizando a importância que esta ligação entre Camaquã e Arambaré tem sobre a infraestrutura intra-urbana de Arambaré (ver Imagem 3).

Por Flavio Baumbach

Imagem 3: Simulação com pesos e impedâncias, topológico e quebras naturais.

Através das nossas simulações podemos perceber quais áreas naturais estão mais ou menos conectadas com a estrutura intra-urbana da cidade de Arambaré. Já os eixos urbanos escuros nos demonstram aquelas vias com maiores centralidade e que concentram as facilidades urbanas. A cidade de Camaquã aparece como polo de atração ou estoque construído e mantém grande influência na estrutura da cidade de Arambaré.