Modelagem e simulação urbana para Arambaré

Por Thalissa Fernandes
A plataforma CityCell (disponível em wp.ufpel.edu.br/citycell) opera com diversos modelos baseados em autômatos celulares, integrando fatores urbanos, naturais e institucionais. Cada modelo está implementando como uma regra para o crescimento urbano, representando teorias aplicadas a entender processos de produção do espaço urbano, de modificação e preservação do ambiente natural e de implicação de planos e projetos urbanos.

Processo 1: Legitimação do modelo
A área escolhida para estudo foi a cidade de Arambaré – RS, conhecendo a dimensão da área urbana do ano de 1975, através das cartas topográficas do exército brasileiro, foi possível calibrar o modelo para simular o crescimento urbano até o ano de 2016. Observando a área urbana da cidade em 2016 através da imagem de satélite, é possível fazer uma comparação e obter o nível de acerto da simulação, utilizando o comando FUZZY, que apresenta a semelhança difusa entre a área efetivamente urbanizada de 2016 e a alcançada no crescimento simulado (imagens 01 e 02).

Por Thalissa Fernandes

Imagem 01: 40 iterações; em azul, área urbana existente em 2016; em vermelho, crescimento simulado de 1975 a 2016.

Por Thalissa Fernandes

Imagem 02: 40 interações; FUZZY com raio R1, equivalente a 150 m; em verde escuro as células corretas; em verde claro as células incorretas, com erro de até 150 m; em vermelho as células incorretas, com erro maior de 150 m.


Processo 2: Simulação do crescimento com polo de atração
O segundo experimento realizado consistia em simular um crescimento para o futuro tendo um polo de atração. Foi utilizado como polo de atração as dunas esparsas – com peso 4 – e pode-se observar no resultado deste processo o crescimento da cidade para o norte, ao longo da praia, num intervalo de 40 interações (imagem 03).

Por Thalissa Fernandes

Imagem 03: 40 interações; em azul: área urbana existente em 2016; em vermelho: crescimento simulado de 2016 a 2076.


Processo 3: Simulação do crescimento com polo de atração
O terceiro experimento (imagem 04) considerou como polo atrativo a estrada estadual, que é principal acesso a cidade, com peso 1, desta forma o resultado se deu com o crescimento da mancha urbana para o oeste em direção a cidade de Camaquã que é uma cidade polo da região.

Por Thalissa Fernandes

Imagem 04: 40 iterações; em azul, área urbana existente em 2016; em vermelho, crescimento simulado de 2016 a 2076.

Considerações
Por meio das simulações feitas na plataforma foi possível verificar que a cidade apresenta duas possíveis tendências de crescimento. No processo 2 foi utilizado como polo de atração as dunas, que incita um crescimento linear ao longo da praia. No processo 3 consideramos a estrada estadual como polo atrativo, evidenciando um crescimento para o oeste, às margens da estrada, em direção à cidade polo da região. Desses dois processos, com base nos resultados das simulações, o que pode ser considerado como uma previsão realista é o que demonstra o crescimento ao longo da praia, por ela ter um grande poder de atração na cidade.