Estudos de evolução urbana para Arambaré

Por Valentina Machado

Exercício 1 – Legitimação do modelo
Com a obtenção das cartas topográficas do exercito brasileiro datadas de 1975, foi possível conhecer a dimensão da área efetivamente urbanizada da cidade de Arambaré neste período. A partir destes dados foi feita a calibragem para simular o crescimento urbano até 2016. Através da observação de uma imagem de satélite da mesma área, datada de 2016 foi possível comparar e obter o nível de acerto da simulação (imagens 01 e 02).

Por Valentina Machado

Imagem 01: 40 iterações; em azul, área efetivamente urbanizada existente em 2016; em vermelho, crescimento simulado de 1975 a 2016.

Por Valentina Machado

Imagem 02: 40 iterações; em verde escuro estão as células em que a simulação coincide com a realidade; em verde claro aquelas que estão à distância de uma célula da realidade; em vermelho aquelas que o modelo não conseguiu simular ou que estão a mais de uma célula da realidade.


Exercício 2 – Simulação de crescimento futuro
Consiste em realizar simulações para o futuro, a partir da área efetivamente urbanizada existente em 2016. Nesta primeira simulação (imagem 03), todos os bairros existentes têm o mesmo grau de atração, no entanto as estradas, tanto a municipal em direção a Tapes quanto a estadual que faz a conexão com Camaquã tem um maior peso de atração, resultando em uma cidade que se alonga em direção a estes eixos e promove a ocupação concentrada nestas duas áreas.

Por Valentina Machado

Imagem 03: 60 iterações; em azul, área efetivamente urbanizada existente em 2016; em vermelho, crescimento simulado de 2016 a 2076.


Exercício 3 – Simulação de crescimento futuro com polo de atração
Considerou-se a inserção de um polo de atração ao sul da cidade, na área próxima a estrada da praia em direção a Santa Rita, em um local deslocado da área efetivamente urbanizada atual, considerando este elemento com um maior peso de atração do que os bairros urbanos. Nesta segunda simulação (imagem 04) este atrativo se caracteriza como atributo urbano e poderia ser um empreendimento turístico como um parque aquático por exemplo. Como resultado o polo se mostra um forte vetor de crescimento da cidade ao sul, de uma forma claramente linear ocupando uma área mais próxima à praia. No entanto ainda se percebe um pequeno crescimento nas adjacências dos bairros existentes.

Por Valentina Machado

Imagem 04: 60 iterações; em azul, mancha urbana existente em 2016; em vermelho, crescimento simulado de 2016 a 2076.


Encaminhamentos:
As simulações feitas a partir da modelagem urbana com a plataforma CityCell nos indicam diferentes vetores de crescimento urbano a partir dos diferentes parâmetros informados ao modelo em cada caso.

Na simulação com as estradas tendo um maior potencial de crescimento (imagem 03) o resultado é uma cidade que se alonga em direção aos eixos das estradas, se concentrando principalmente na estrada estadual que faz a conexão com a cidade de Camaquã, o que seria de certa forma natural, já que nesta estrada se localiza o maior número de comércios e serviços de Arambaré e pelo fato de se configurar como um eixo estruturador importante de acesso à cidade. Neste caso a ocupação é maior na região dos campos plantados, uma área de menor fragilidade ambiental. A simulação mantêm as áreas de mata densa nativa e dunas (ver imagens do input) conservadas e sem uma grande ocupação, o que contribui para uma maior preservação ambiental destes locais.

Já na simulação onde a área efetivamente urbanizada tem um peso menor do que o polo de atração inserido ao sul (imagem 04), percebe-se este novo elemento como um vetor que promove o crescimento ao longo da estrada da praia. Naturalmente a ocupação urbana da beira da praia é considerada um atrativo e neste caso se intensifica, ocupando uma parcela das dunas que se localizam ao sul, trazendo a esta área um maior impacto ambiental. No entanto assim como na simulação anterior preserva a maior parte da mata nativa remanescente.

Nos dois casos apresentados a ocupação urbana não ocorre em áreas de preservação ambiental como áreas de mata nativa remanescente e nas áreas da borda do Arroio Velhaco. Apenas na segunda simulação ocorre uma maior ocupação da área das dunas ao sul. Desta forma a primeira simulação promove em maior parte a preservação dos elementos naturais e espera-se neste caso um crescimento ecologicamente mais equilibrado da cidade de Arambaré.