Modelagem e simulação urbana para Arambaré

Por Brenda Tejada
Este trabalho apresenta os resultados obtidos em estudos urbanos para a cidade de Arambaré, cidade escolhida como objeto de estudo para a disciplina Oficina de Modelagem Urbana II do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas – PROGRAU no primeiro semestre de 2018.

A disciplina de Modelagem Urbana traz uma visão introdutória ao uso de modelos urbanos, utilizados como modo de produção de conhecimento sobre as cidades, particularmente no campo da morfologia e do planejamento urbano. São utilizados modelos baseados em autômatos celulares, grafos e questionários virtuais baseados em grids.

CityCell
A plataforma CityCell (disponível em https://wp.ufpel.edu.br/citycell/) opera com diversos modelos baseados em autômatos celulares, integrando fatores urbanos, naturais e institucionais. Cada modelo está implementando como uma regra para o crescimento urbano, representando teorias aplicadas a entender processos de produção do espaço urbano, de modificação e preservação do ambiente natural e de implicação de planos e projetos urbanos.

Exercício1: Legitimação do modelo
Conhecendo a dimensão da área urbana do ano de 1975, através das cartas topográficas do exército brasileiro, foi possível calibrar o modelo para simular o crescimento urbano até o ano de 2016. Observando a área urbana de 2016 através da imagem de satélite, é possível fazer uma comparação e obter o nível de acerto da simulação através do comando FUZZY que apresenta a semelhança difusa entre a mancha urbana de 2016 e a alcançada no crescimento simulado (imagens 01 e 02). Através do resultado é possível observar que as bordas apresentam uma maior dificuldade de acerto.

Por Brenda Tejada

Imagem 01: 40 iterações; em azul, área urbana existente em 2016; em vermelho, crescimento simulado de 1975 a 2016.

Por Brenda Tejada

Imagem 02: 40 interações; FUZZY com raio R1, equivalente a 150 m; em verde escuro as células corretas; em verde claro as células incorretas, com erro de até 150 m; em vermelho as células incorretas, com erro maior de 150 m.

Exercício 2: Simulação de crescimento futuro
O segundo exercício consistia em realizar simulações para o futuro, a partir da área urbana existente em 2016. Em uma primeira simulação (imagem 03) foi mantida a mesma calibração utilizada para a legitimação, resultando em um crescimento concêntrico para as bordas da cidade. Já em um segundo estudo (imagem 04), a extensão da praia que possui infraestrutura é colocada como atração, com peso de atração 2, e como resultado temos uma cidade que cresce mais lentamente nas bordas (por isso foram analisadas mais iterações) e de maneira um pouco mais linear para o norte e o sul, ao longo da praia.

Por Brenda Tejada

Imagem 03: 40 iterações; em azul, área urbana existente em 2016; em vermelho, crescimento simulado de 2016 a 2076.

Por Brenda Tejada

Imagem 04: 80 iterações; em azul, área urbana existente em 2016; em vermelho, crescimento simulado de 2016 a 2076.

Exercício 3: Simulação de crescimento futuro com polo de atração
O terceiro exercício realizado com a plataforma CityCell (imagem 05) considerou como polo de atração a estrada estadual que é o principal acesso da cidade, com peso de atração 2, deslocando a mancha urbana atual em direção a  Camaquã, cidade polo da região. Como resultado temos este polo como forte vetor de crescimento da cidade para oeste, indo em direção contrária à praia, diferente da simulação anterior.

Por Brenda Tejada

Imagem 05: 40 iterações; em azul, área urbana existente em 2016; em vermelho, crescimento simulado de 2016 a 2076.

Resultados
Através das simulações do exercício 2 foi possível observar que a cidade apresenta uma tendência de crescimento concêntrico, porém como a praia tem um grande poder de atração na cidade, então em uma previsão de crescimento realista pode-se imaginar que a cidade irá apresentar um crescimento mais linear ao longo da praia. Já a simulação 3 apresenta uma probabilidade de crescimento menos realista, onde considerando a grande influência e importância da cidade de Camaquã e de certa forma até uma certa dependência que Arambaré possui de Camaquã se imaginou que a cidade iria crescer no sentido de Camaquã, as margens da estrada estadual que liga as duas cidades.