Estudos de evolução urbana para Arambaré

Por Cassius Baumgarten

Exercício 1: Simulação de legitimação do modelo
Conhecendo a dimensão da mancha urbana do ano de 1975 (através das cartas topográficas do exército brasileiro) foi possível calibrar o modelo para simular o crescimento urbano até o ano de 2016. Observando a mancha urbana de 2016 através da imagem de satélite, é possível fazer uma comparação e obter o nível de precisão da simulação, (imagens 01 e 02). O modelo obteve 70% de acertos na simulação de legitimação.

Por Cassius Baumgarten

Imagem 01: 40 iterações; em azul, área urbana existente em 2016; em vermelho, crescimento simulado de 1975 a 2016.

Por Cassius Baumgarten

Imagem 02: 40 interações; FUZZY com raio R1, equivalente a 150 m; em verde escuro as células corretas; em verde claro as células incorretas, com erro de até 150 m; em vermelho as células incorretas, com erro maior de 150 m.


Exercício 2: Simulação de crescimento futuro
Um segundo exercício consistia em realizar simulações para o futuro, a partir da área urbana existente em 2016. Em uma primeira simulação (Imagem 03) de todos os bairros existentes têm grau de atração iguais, resultando em um crescimento concêntrico para as bordas da cidade.

Por Cassius Baumgarten

Imagem 03: 40 iterações; em azul, área urbana existente em 2016; em vermelho, crescimento simulado de 2016 a 2056.


Exercício 3:
Simulação de crescimento futuro com polo de atração
O terceiro exercício realizado com o CityCell considerou um polo de atração nas estradas; As estradas municipal e estadual receberam um ajuste em seus pesos de atração; Estrada Estadual 1.2 e Estrada Municipal 1.1, e como resultado temos uma cidade que se alonga para as bordas da cidade e um pouco mais em direção  a norte pela estrada municipal e a oeste pela estrada estadual (Imagem 04).

Por Cassius Baumgarten

Imagem 04: 40 iterações; em azul, área urbana existente em 2016; em vermelho, crescimento simulado de 2016 a 2056


Resultados

Através das simulações do exercício 2 foi possível observar que a cidade apresenta uma tendência de crescimento concêntrico, porém como a praia tem um grande poder de atração na cidade, então em uma previsão de crescimento realista pode-se imaginar que a cidade irá apresentar um crescimento mais linear ao longo da praia. Já a simulação 3 apresenta uma probabilidade de crescimento no sentido de Camaquã, as margens da estrada estadual que liga as duas cidades e um crescimento as margens da estrada municipal que liga a cidade de Tapes, já que as estradas são um forte elemento de atração para urbanização.