2º Workshop de pesquisas sobre políticas de memória [adiamento do evento devido à calamidade pública]
Esperamos que todas/os estejam bem, sobretudo aquelas/es que estão em áreas atingidas pelas enchentes dos últimos dias e/ou possuem familiares e amigos que foram atravessados pela catástrofe. Nossa solidariedade irrestrita à todas/os.
Como é do conhecimento de todas/os, nossa região está sendo gravemente afetada pela crise climática, tendo sido, inclusive, declarado estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
Milhares de pessoas tiveram que deixar suas residências. Há pessoas mortas e desaparecidas. O aeroporto de Porto Alegre está com suas operações suspensas pelo menos até o dia 30/05/2024. Estradas de diversas regiões do Estado estão interrompidas, parcialmente bloqueadas ou destruídas. Os serviços de luz, água e internet têm oscilado em diversas cidades.
Não há garantias de que todos esses problemas sejam resolvidos definitivamente nas próximas duas semanas.
Considerando o atual cenário, decidimos adiar a realização do Workshop, previsto para ocorrer entre os dias 23 e 24/05/2024.
Não se trata apenas de termos ou não as condições técnicas/estruturais mínimas para o evento. Mais importante do que isto, neste momento, é termos condições pessoais e emocionais de participar de uma atividade numa conjuntura de crise.
Afinal, qual o sentido de mantermos as sessões (presenciais ou virtuais) de apresentação de trabalhos se participantes do evento foram direta ou indiretamente afetadas/os?
Sabemos que muitas/os das/os participantes não estão no Rio Grande do Sul ou, em alguns casos, no Brasil. Mas acreditamos que todas/os entenderão a situação.
Neste momento, precisamos que a rede de solidariedade que se instalou desde a semana passada seja mantida e ampliada.
Se muitas/os de nós estamos seguras/os até agora, muitas outras pessoas não estão.
Assim que possível, iremos definir e divulgar as novas datas do evento. Se for viável, realizaremos nosso Workshop entre os meses de junho e julho.
Contamos com a compreensão de todas/os diante do adiamento e pedimos desculpas por qualquer inconveniente gerado.