Início do conteúdo

NUPPOME estabelece colaboração com o Observatório de Memória e Reparação (OMR) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

No dia 22/10/2026, o professor Carlos Artur Gallo, coordenador do NUPPOME, realizou uma reunião técnica virtual com a professora Neiva Flávia Oliveira e as estudantes Lara Carminate, Geovana Ávila e Mariana Ferreira, integrantes da equipe do ‘Observatório de Memória e Reparação’ (OMR).

O OMR foi criado em 2024, estando vinculado à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e, desde então, tem realizado atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco no período da ditadura civil-militar brasileira, nas medidas de reparação implementadas pelo Estado brasileiro e no tema das violações aos direitos humanos. A coordenação do OMR está a cargo das professoras Marrielle Maia (curso de Relações Internacionais) e Neiva Flávia Oliveira (curso de Direito).

A partir do encontro, foi estabelecida uma agenda de colaboração entre NUPPOME-OMR que contemplará a troca de experiências entre pesquisadoras/es sobre acervos e metodologias de ensino/pesquisa sobre temas afins, a organização e realização conjunta de eventos acadêmicos, a proposição de projetos de pesquisa e o apoio mútuo em redes de pesquisa sobre direitos humanos e políticas de memória.

Publicado em 28/10/2026, na categoria Notícias.