Coordenador do NUPPOME participa de atividades na Espanha e em Portugal

Entre os dias 26/04 e 04/05/2024, o professor Carlos Artur Gallo, coordenador do NUPPOME, participou de uma série de atividades acadêmicas na Espanha e em Portugal.

No dia 26/04, o professor proferiu a conferência “Memoria histórica, dictadura militar y políticas de memória en Brasil”. A atividade foi realizada no Centro de Estudios Brasileños da Universidad de Salamanca (CEB – USAL) e contou com a mediação do professor Carlos Benítez Trinidad, docente da Facultad de Historia y Geografía da USAL.

No dia 29/04, acompanhado por Bruno Gazalle Cavichioli – estudante do Núcleo que atualmente realiza Estágio Doutoral na Universidad Autónoma de Barcelona (UAB), o professor Carlos Artur Gallo foi recebido pelo professor Javier Muñoz Soro, da Facultad de Ciencias Políticas y Sociología da Universidad Complutense de Madrid (UCM). Além de conceder uma entrevista para as pesquisas realizadas pelo coordenador do Núcleo, o professor Muñoz Soro apresentou o projeto “Aulas de memoria democrática”, financiado pela Secretaría de Estado de Memoria Democrática (SEMD).

Entre os dias 02 e 04/05, finalmente, o professor participou do “Congresso Internacional 50 anos 25 de Abril”, evento promovido pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e realizado na Reitoria da Universidade de Lisboa (ULISBOA). No congresso, foi apresentado o trabalho “A justiça das transições: uma proposta de análise para Portugal, Espanha, Argentina e Brasil”.

Publicado em 06/05/2024, na categoria Notícias.