Início do conteúdo
Resíduos Químicos Perigosos

Quanto à periculosidade destes resíduos, a Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR 10004 (ABNT, 2004) também os classifica como resíduos Classe I – perigosos, pois apresentam risco potencial ao meio ambiente e à saúde pública.

Nos Campi da UFPel, estes resíduos são gerados, em sua maioria, nos diversos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão. A universidade possui inteira responsabilidade pelo gerenciamento destes, cabendo ao gerador – verdadeiro conhecedor do resíduo – a responsabilidade pelo correto acondicionamento, identificação e armazenamento até coleta para destinação final ambientalmente adequada. O gerador deve atuar conforme determina as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010-Art. 9), observando a seguinte ordem de prioridade na gestão e gerenciamento dos resíduos:

Abaixo você encontra os manuais que orientam os procedimentos a serem adotados em todas as etapas do manejo dos resíduos químicos, os rótulos que devem ser utilizados e os pontos de coleta na UFPel:

Manuais
Rótulos
Pontos de Coleta

*ícones disponíveis em flaticons.com