Início do conteúdo
Resíduos Biológicos ou Infectantes

Definição e classificação

Resíduos Biológicos ou Potencialmente Infectantes ou, ainda, resíduos de serviço de saúde que apresentam risco biológico, são aqueles resíduos que apresentam possibilidade de estarem contaminados com agentes biológicos, tais como: bactérias, fungos, vírus, microplasmas, príons, parasitas, linhagens celulares e toxinas.

RDC 222_28_03_2018 da Anvisa classifica os resíduos perigosos do grupo A (Infectantes) em cinco subgrupos: A1, A2, A3, A4 e A5. Resíduos perfurocortantes (Grupo E) também podem estar contaminados com material possivelmente infectante. Confira a seguir uma relação dos tipos de resíduos que se encaixam em cada classificação:

Manejo dos Resíduos Biológicos

Etapas do Manejo dos Resíduos Biológicos ou Infectantes na UFPEL 


Manuais para Gerenciamento de Resíduos Biológicos

Um resumo com todas as etapas do Gerenciamento dos Resíduos Biológicos ou Infectantes na UFPel pode ser encontrado no Manual Rápido.

O Manual completo, com a descrição de todas etapas e maiores informações pode ser acessado aqui.


Pontos de Coleta

PONTOS DE COLETA

O armazenamento temporário é o local onde o resíduo, previamente segregado, acondicionado e identificado, aguardará a coleta da empresa especializada que ocorre sob fiscalização do NPA. 

Cada unidade terá um local destinado ao armazenamento temporário dos resíduos (ponto de coleta), onde cada gerador fará a entrega do resíduo. Quando a unidade possui setores muito descentralizados, é possível que a unidade possua mais de um ponto de coleta. Atualmente temos armazenamento temporário de resíduos biológicos e infectantes nos seguintes locais:

 

Campus Capão do Leão

1. Faculdade de Veterinária (Prédio 01)

2. Hospital Veterinário 

3. Faculdade de Agronomia (Prédio 2)

3. Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (Prédio 5)

5. Instituto de Biologia (Prédio 22)

6. Centro de Desenvolvimento Tecnológico (Prédio 19)

7. Centro de Controle de Zoonoses (Prédio 42)

8. NURFS

9. BIOTÉRIO

10. Posto Médico

Cidade de Pelotas

1. Faculdade de Odontologia

2. Faculdade de Nutrição (Anglo)

3. Faculdade de Enfermagem

4. Ambulatório Veterinário (Conde de PoA)

5. Centro de Engenharias (Prédio da antiga Cotada)

6. Faculdade de Medicina

7. Centro de Pesquisas Amilcar Gigante

8. UBS Vila Municipal

9. UBS Centro Social Urbano

10. UBS Areal Leste

Todos os geradores de resíduos infectantes  vinculados a esses pontos de coleta devem buscar junto à direção da Unidade a localização e o responsável pelo armazenamento temporário, bem como as orientações da Unidade sobre a organização interna para acesso e entrega dos resíduos no local (podem haver dias e horários específicos, de acordo com a organização de cada Unidade).

Se houver necessidade de inclusão de novo ponto de coleta, enviar e-mail para gestaoambiental@ufpel.edu.br.

Coleta dos Resíduos

COLETA DOS RESÍDUOS BIOLOGICOS OU INFECTANTES

A coleta dos Resíduos de Serviço de Saúde – Classe A e E – Biológicos ou Infectantes ocorrem quinzenalmente nas unidades geradoras, nas quartas-feiras pela manhã, alternado entre pontos de  Pelotas e no Campus Capão do Leão.

O serviço é realizado através da contratação de empresa especializada para coleta, transporte, tratamento e disposição final por meio do Contrato 03/2020  cuja regulação ocorre através do Núcleo de Planejamento Ambiental da UFPel,  com fiscalização segundo a portaria Portaria 1281/2022.

Ciclo do Resíduo Biológico na Ufpel