Início do conteúdo
Pilhas e Baterias

As pilhas e baterias são consideradas resíduos perigosos, pois em sua composição contém metais pesados que, quando descartados incorretamente, podem contaminar o meio ambiente.


Na UFPEL o descarte das pilhas e baterias institucionais deve ser feito diretamente na secretaria da Unidade, nos coletores entregues pelo Núcleo de Planejamento Ambiental para esta finalidade. Quando o coletor estiver próximo do limite de 2/3 de sua capacidade, a secretaria da Unidade deverá enviar email para gestaoambiental@ufpel.edu.br, com o assunto “solicitação de coleta de pilhas institucionais“.

O Núcleo de Planejamento Ambiental não fará a coleta de pilhas e baterias que não estejam acondicionadas nos coletores das secretarias das unidades. 

O NPA supervisiona a coleta interna do material até o encaminhamento ao local de guarda temporária, para posterior destinação final adequada. 


IMPORTANTE: o descarte doméstico de pilhas não deve ser feito nos coletores da UFPEL, visto que o acordo setorial para a Logística Reversa de pilhas não contempla os grandes geradores (a UFPEL é considerada uma grande geradora) e, desta forma, a UFPEL tem custos com esta logística e destinação. Já para o consumidor doméstico ela é gratuita, devendo ele entregar seus resíduos nos diversos pontos de coleta em estabelecimentos da cidade, credenciados pela empresa gestora.

CICLO DE DESCARTE DAS PILHAS E BATERIAIS INSTITUCIONAIS