Início do conteúdo
Gerenciamento dos Resíduos Químicos Perigosos

Ao pensar em gerenciamento de resíduos, temos que  abranger todas as etapas do planejamento, desde os recursos físicos, materiais, humanos e a capacitação necessária a todos envolvidos.

O manejo adequado dos resíduos envolve todas as etapas do processo, desde a geração, classificação, segregação, acondicionamento, armazenamento, transporte, destinação e disposição final ambientalmente adequada.

Um instrumento importante ao gerenciamento dos resíduos é o Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR), que estabelece de forma sistemática e integrada os objetivos, metas, programas, sistemas organizacionais e demais fatores que possamos gerenciar e observar a complexidade de cada resíduo. Todos esses passos devem ser norteados pelo objetivo de diminuir os riscos ambientais e de manejo, a quantidade de resíduos a serem tratados ou dispostos e ainda, se possível, prever o reaproveitamento de algum resíduo. 

Diferente dos produtos químicos, o resíduo muitas vezes trata de uma mistura inespecífica em termos de concentração e microconstituintes portanto não possuem fichas de segurança. Essa condição faz com que cada resíduo seja único e  apresente diferentes riscos associados. A geração do resíduo, seu processo e características definirá muitas das condutas a serem tomadas no gerenciamento.

No panorama da nossa universidade, as atividades de ensino, pesquisa e extensão, podem empregar substâncias e produtos de diversas classes. Muitos deles são considerados perigosos por suas características de  inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade ou patogenicidade estabelecidas pela NBR 10.004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que oferecem risco potencial à saúde pública e ao ambiente.