Início do conteúdo
Cartilha para Manejo Interno de Resíduos Sólidos

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 05 de junho e foi criado por uma Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas na abertura da Conferência de Estocolmo, ocorrida na Suécia em 1972, um dos grandes marcos na discussão global sobre meio ambiente.
Dentre as diversas problemáticas associadas ao tema, a produção de Resíduos Sólidos é um dos grandes desafios que gestores públicos enfrentam na promoção da sustentabilidade, sendo o Brasil o maior gerador da América Latina, com 79% milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos da Associação de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), publicado em 2019.

Na UFPel, o Núcleo de Planejamento Ambiental (NPA) realiza a gestão de resíduos sólidos gerados nas atividades universitárias, orientando sua execução nas unidades administrativas e acadêmicas. É também seu papel estimular a comunidade a participar dos processos de gerenciamento de resíduos através da educação ambiental e de outros instrumentos que visem a incorporação da sustentabilidade universitária. Neste 05 de junho de 2020, a publicação da Cartilha Para o Manejo Interno dos Resíduos Sólidos marca o Dia Mundial do Meio Ambiente na instituição. Desenvolvido pela equipe técnica do NPA, o documento busca orientar a comunidade acadêmica sobre os procedimentos vigentes quanto ao manejo interno dos principais resíduos produzidos na UFPel, desde a geração até o descarte, a fim de minimizar a produção, reduzir os riscos associados ao manejo e dar o destino final ambientalmente adequado aos resíduos gerados.

A Cartilha Para o Manejo Interno dos Resíduos Sólidos complementa o Manual para o Gerenciamento de Resíduos Perigosos na UFPel, documento publicado em 2017 e que aborda normas e procedimentos para o manejo resíduos dos serviços de saúde, especificamente. O NPA define a Cartilha como um instrumento de gestão para unidades administrativas e acadêmicas e comunidade em geral, fixando procedimentos específicos com o objetivo de padronizar e difundir as práticas internas de manejo de resíduos empregadas na instituição.

O download da cartilha pode ser feito aqui.