Início do conteúdo

NPA disponibiliza procedimento simplificado para identificação de Passivos Químicos

O NPA tem realizado uma ação conjunta com as unidades a respeito da identificação e posterior destinação final adequada de passivos. Os passivos químicos podem, desde que identificados minimamente, serem encaminhados juntamente com a coleta semanal de RSS.
A importância da identificação é tanto para fins de transporte quanto de segurança. Também na identificação, procura-se o contato mínimo do técnico que manipulará os resíduos desconhecidos e também afirma-se a responsabilidade da UFPel em destinar adequadamente esses passivos. Dessa forma foi desenvolvida uma metodologia simplificada para identificação dos resíduos químicos.
Os resíduos incluídos neste procedimento são os resíduos químicos líquidos.
O procedimento completo (Identificação de Passivos Líquidos) visa caracterizar os resíduos referente as suas características como: aquosos ou orgânicos, pH, inflamabilidade e incompatibilidade ( entre resíduos e com os frascos).

É importante salientar que essa classificação se aplica somente a PASSIVOS QUÍMICOS. Para resíduos gerados ao longo das atividades universitárias, a classificação  permanece a do Manual de Gerenciamento de Resíduos Perigosos.

Publicado em 17/01/2020, na categoria NOTÍCIAS.