Início do conteúdo

Coleta Solidária da UFPel é tema de trabalho na 4ª Semana Integrada

A acadêmica Alice Pereira Lourenson, do Tecnólogo em Gestão Ambiental da UFPel, apresentou na 4ª Semana Integrada (SIIEPE) o trabalho intitulado Reflexos Socioambientais da Implementação de Política para Coleta Seletiva Solidária na Universidade Federal de Pelotas, orientado pelos servidores técnicos Marisa Gonsalves de Moura e Franco Knuth, atuantes no tema na UFPel. A produção teve o objetivo de apresentar os efeitos socioambientais da relação estabelecida entre a entidade cooperativa de catadores e a UFPel a partir de uma análise qualiquantitativa da implementação da Coleta Seletiva Solidária no período entre setembro de 2017 e junho de 2018.

Os resultados demonstraram um incremento da atividade cooperativa a partir do termo de compromisso firmado com a UFPel apontando um ganho de 30 a 40% de materiais recicláveis comercializados pela entidade e um acréscimo de até quatro novos cooperados no período. Os números são reflexos da doação de pelo menos 15 toneladas de resíduos recicláveis segregados nos campi da universidade através da implementação do Decreto Federal n° 5.940/2006, uma obrigatoriedade para órgãos e entidades federais da administração pública direta e indireta. A necessidade de qualificar a segregação dos resíduos na fonte a partir de um trabalho de educação ambiental sistemático com a comunidade universitária e a acessibilidade para a coleta em unidades dos campi Pelotas são problemas identificados e objeto de recomendações do trabalho.

Esta é a quarta edição consecutiva em que servidores técnicos e discentes atuantes no órgão ambiental institucional da UFPel publicam sobre temas da gestão ambiental universitária no maior evento científico de sua comunidade acadêmica. O trabalho compõe os anais do XXVII Congresso de Iniciação Científica, evento integrante da 4ª SIIEPE, cujas produções podem ser encontradas no endereço https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/

Publicado em 05/11/2018, nas categorias ACADÊMICO AMBIENTAL, NOTÍCIAS.