Início do conteúdo

Planejamento Ambiental integra o 1º EPARS

O Planejamento Ambiental da UFPel participou do 1º Encontro Interinstitucional de Práticas Administrativas das Instituições Federais de Ensino Superior (EPARS) realizado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Bagé-RS. Além da anfitriã, o evento reuniu outras cinco IFES gaúchas: Fundação Universidade do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade da Fronteira Sul (UFFS) , o Instituo Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Nos dias 04 e 05 de abril foram debatidos os temas governança e gestão de riscos, gestão de contratos e gestão de resíduos. Neste último, as IFES apresentaram o status de atuação em torno do tema, os avanços alcançados e as dificuldades enfrentadas para o gerenciamento adequado dos diversos tipos de resíduos gerados a partir das atividades universitárias. Em seus relatos, servidores técnicos da UFPel abordaram a coleta seletiva solidária, a gestão de resíduos perigosos, os entraves para a prática da logística reversa de resíduos, entre outras questões envolvendo o planejamento ambiental da instituição e a busca pela regularização ambiental de seus campi.

De acordo com os organizadores, os próximos passos são articular e compartilhar todas as ações administrativas possíveis: “o sentimento de unidade e da criação de uma rede de gestão universitária entre as universidades e institutos federais deve transcender gestões, o que talvez seja o grande desafio deste trabalho que se inicia. Os debates realizados no 1º encontro demonstram que há necessidade de aperfeiçoar e aproximar as instituições”

Fonte: http://novoportal.unipampa.edu.br/novoportal/encontro-de-praticas-administrativas-reune-sete-instituicoes-federais

 

Fotos: divulgação Unipampa

Publicado em 13/04/2018, na categoria NOTÍCIAS.