Início do conteúdo

Planejamento Ambiental consolida participação no SIIEPE

Pelo terceiro ano consecutivo o Núcleo de Planejamento Ambiental (NPA) participa da Semana Integrada UFPel, maior evento científico da Universidade que agrega a produção acadêmica nas áreas de Inovação, Ensino, Pesquisa, e Extensão (SIIEPE).

Na III edição do SIIEPE a discente Alice Pereira Lourenson, do Tecnólogo em Gestão Ambiental e bolsista do NPA, apresentou no XXVI Congresso de Iniciação Cientifica (CIC) o trabalho intitulado Análise Quantitativa da Coleta Seletiva Solidária na Universidade Federal de Pelotas em 2016, sob a supervisão e orientação dos técnicos Marisa Gonsalves de Moura e Franco Knuth, ambos atuantes na Coleta Seletiva Solidária promovida na UFPel sob gerencia do NPA.

A produção, apresentada na área das ciências ambientais do XXVI CIC, teve como objetivo realizar uma análise quantitativa da Coleta Seletiva Solidária na UFPel durante o exercício de 2016, processo este resultante da implementação do Decreto Federal nº 5.940/06, uma política pública prevista para os órgãos da Administração Pública Federal. No total, a UFPel foi responsável por segregar, no período de janeiro à dezembro de 2016, aproximadamente 300 bags (unidade de acondicionamento estimado em 1000l) de resíduos recicláveis, além daqueles materiais que são acondicionados de forma individualizada, como vidros, papéis de expediente e livros. O material coletado, transportado, triado e preparado pelos trabalhadores cooperados é posteriormente comercializado. Todos os 10 pontos de coleta estabelecidos na UFPel, entre os quais Institutos, Centros, Faculdades e os Campus Porto e Capão do Leão, compreenderam a amostra da pesquisa.

O trabalho destaca a importância socioambiental resultante da implementação da política pública, visto que a atividade gera emprego e renda para mais de 20 cooperados e suas famílias. O trabalho permitiu evidenciar também que a normalidade das atividades desenvolvidas na Universidade contribui para uma relação de regularidade entre a geração, segregação e coleta dos resíduos recicláveis; períodos de greve dos servidores da instituição e as férias acadêmicas demonstram que toda a Comunidade Universitária tem contribuição e relação diretas sobre o processo, por fatores que vão desde o impacto dos serviços prestados pelos servidores envolvidos direta ou indiretamente no processo até a efetiva adesão e colaboração dos universitários com a Coleta Seletiva.

A produção é fruto das atividades desenvolvidas pela acadêmica no NPA e supervisionadas pelos técnicos do setor, aliando o conhecimento teórico adquirido no ambiente acadêmico com as atividades práticas e cotidianas em gestão ambiental promovidas na Administração Universitária.

Publicado em 05/12/2017, nas categorias ACADÊMICO AMBIENTAL, NOTÍCIAS.