NIMEq se integra ao Projeto Hígia contra o COVID-19

     O NIMEq (Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas) da UFPel, ciente de sua função social junto a comunidade de Pelotas, se une aos esforços de combate ao COVID-19. Mesmo com poucos recursos o NIMEq, através de Prof. Dr. Ângelo Reis, se integrou ao Projeto Hígia e deu inicio a impressão de suportes para máscaras de acetato, que serão utilizadas pelas equipes de saúde nos hospitais pelotenses. A impressora 3D, obtida por meio de um projeto conjunto com a EMBRAPA-Caprinos e Ovinos de Sobral-Ceará, coordenado pelo Prof. Dr. Roberto Lilles, normalmente utilizada para impressão de protótipos de peças de máquinas projetadas pela equipe do NIMEq foi direcionada para fazer os referidos suportes. Inicialmente se consegue produzir dois a três suportes por dia, mas já se está verificando a possibilidade de otimizar o processo e dobrar o número de suportes confeccionados por dia. Interessados em colaborar com esta iniciativa entrem em contato com a equipe do NIMEq.

Prof Dr. Antônio Lilles – antoniolilles@gmail.com

Prof. Dr. Fabricio Medeiros – medeiros.ardais@gmail.com

Prof. Dr. Mauro Ferreira – maurofernandoferreira@gmail.com

Prof. Dr. Roberto Lilles – rlilles3@gmail.com

 

 

Leia também:

UFPel produz máscaras de proteção para profissionais do SUS

UFPel coordena estudo populacional sobre a pandemia no RS

Sobre o NIMeq

     O Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas foi criado em 2013 pela equipe de professores do Departamento de Engenharia Rural (DER) da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) ligados à área de máquinas agrícolas da UFPel. O objetivo principal do NIMEq é qualificar as atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da área de máquinas agrícolas da UFPel por meio da racionalização da utilização de recursos humanos e materiais.

     O Núcleo também busca desenvolver e ampliar pesquisas em máquinas agrícolas e tecnologias em conjunto com empresas do setor, promover avaliação e otimização de máquinas já desenvolvidas por empresas ou usuários, transferir tecnologias ao produtor rural e indústrias, promover convênios e acordos com instituições, formar mão-de-obra especializada e crítica, além de promover a capacitação técnica de produtores rurais e pessoal da indústria e o desenvolvimento social e econômico do setor de máquinas agrícolas.