Distribuidor de fertilizantes para erva-mate vence o Prêmio Afubra/Nimeq

Você já parou para pensar na quantidade de invenções que facilitam o seu dia a dia? E em quantas ainda podem ser criadas? Tradicional na Expoagro Afubra, o Prêmio Afubra/Nimeq busca justamente isso: despertar a criação de inventos que possam facilitar a vida no campo. Na 21ª edição da feira, a premiação ocorreu na manhã de sexta-feira, 24, na Arena 1 do Espaço de Inovação do Agro.

Primeiro lugar na categoria Inventor, Alcir Zanella, 69 anos, de Arvorezinha/RS, era só alegria. Morador de Linha Segredo, onde mantém uma propriedade de 80 hectares, desenvolveu um distribuidor de fertilizantes para erva-mate. O trabalho, que durou cerca de cinco anos, hoje rendeu frutos. Além de receber o prêmio de R$ 2,5 mil em vale-compras na Agrocomercial Afubra, ganhou qualidade de vida na propriedade. “Trabalho sozinho na lavoura. E antes era tudo manual. O invento surgiu justamente dessa falta de mão de obra aliada à necessidade no campo”. Com a máquina, o trabalho de um dia pode ser feito em cerca de 15 minutos.

É justamente por isso que o diretor-presidente da Agro-Comercial Afubra, Romeu Schneider, reforçou a importância da iniciativa. Durante a premiação, ele agradeceu o interesse e a participação de todos os inscritos, além de citar o ambiente da Expoagro Afubra para o desenvolvimento dessas atividades. “O homem tem inteligência para criar novidades e facilitar a vida na propriedade. Percebemos que isso vem acontecendo com mais força. A Afubra sempre irá apoiar e dar continuidade ao trabalho”.

O professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Antônio Lilles Tavares Machado, relembrou a trajetória do prêmio. “É gratificante ver que a ideia plantada há dez anos frutificou. Sempre queríamos incentivar as ideias dos produtores para resolver um problema próprio. E nada melhor que estar dentro da Expoagro Afubra para possibilitar essas melhorias”.

Na categoria Inventor, os vencedores foram agraciados com troféu, certificado e vale-compras nas lojas Afubra. Já na Empresa, os participantes receberam certificado e troféu. Instituído em 2014, o Prêmio Afubra/Nimeq também conta com a participação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Confira a lista completa dos vencedores

8º Prêmio Afubra/Nimeq – categoria Inventor:

1º lugar: Alcir Zanella, de Arvorezinha/RS. Invento: distribuidor de fertilizantes para erva-mate

2º lugar: César Brand, de Grão-Pará/SC. Invento: adubadora três linhas para tabaco

3º lugar: Jader Reichow Wilke, de Pelotas/RS. Invento: aplicador de herbicida à bateria

7º Prêmio Afubra/Nimeq – categoria Empresa:

1º lugar: Bioqueima. Invento: queimador à pellets

2º lugar: NHS Máquinas. Invento: descascadora de mandioca DSM.08

3º lugar: Jacto GM-2. Invento: aplicador de granulados

Texto: Assessoria de Imprensa da Expoagro Afubra 2023 – Jorn. Heloísa Letícia Poll