“AS CONTRIBIÇÕES ENTRE O SETOR PÚBLICO E PRIVADO PARA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL (2021-2024), À LUZ DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”
- Período de realização: 2026 – 2030
- Financiamento: FAPERGS
- Coordenação: Profª Drª Maria de Fátima Cóssio
Descrição: O projeto busca identificar as contribuições de parcerias entre o setor público e o privado para qualidade da educação nos municípios do estado do Rio Grande do Sul (2021-2024), à luz dos objetivos do desenvolvimento sustentável.
A pesquisa é decorrente de outras investigações realizadas por grupos vinculados a Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (respectivamente), cujos dados estão disponíveis em ppp.ufpel.edu.br. A partir desta investigação, foi possível traçar um perfil das formas, abrangência e intensidade das parcerias, o qual tem se caraterizado: a) pela constante inserção das organizações ligadas ao Sistema S, como Sebrae e Senar, bem como instituições financeiras como o Sicredi. Em geral, essas instituições formalizam convênios com as prefeituras e desenvolvem ações diretamente nas escolas, contemplando estudantes e professores; b) pela disseminação de grupos/entidades privadas de pequeno porte, oriundos, geralmente, dos próprios municípios. Essas instituições atuam em conjunto com o setor público buscando maior aproximação junto às atividades de formação continuada de professores e atuando através de convênios para a compra de vagas na educação infantil; c) presença de empresas privadas no âmbito da comercialização de materiais didáticos e sistemas apostilados de ensino, com impacto na dinâmica do trabalho pedagógico e da gestão educacional/escolar em municípios cujos índices de aprendizagem estão aquém das metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB).
PROJETO INTERINSTITUCIONAL
Docentes
Maria de Fátima Cóssio – Universidade Federal de Pelotas (coordenadora)
Leonardo Dorneles Gonçalves – Universidade Federal de Rio Grande (coordenador adjunto)
Vera Maria Vidal Peroni – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Altair Alberto Fávero – Universidade de Passo Fundo
Andreia Wahlbrink Padilha – Universidade de Caxias do Sul
Neila Pedrotti Drabach – Universidade Federal de Santa Maria
Magda de Abreu Vicente – Universidade Federal de Rio Grande
Vinicius Ramos Puccinelli – Instituto Federal Sul-rio-grandense
Pesquisadores
Doutorandos
Luis Eduardo dos Santos Celente – Universidade Federal de Pelotas
Daynir Perêa Muniz Brasil – Universidade Federal de Pelotas
Gustavo Fabro de Azevedo – Universidade Federal de Pelotas
Michele Vollrath Bento – Universidade Federal de Pelotas
Verônica Rodrigues de Lima – Universidade Federal de Pelotas
Mestrandos
Erick da Costa Jorge Duarte – Universidade Federal de Rio Grande
Alberto Antônio Rebonatto Neto – Universidade Federal de Pelotas
Graduandos
Thyago Lopes Martins – Universidade Federal de Rio Grande
Bolsistas FAPERGS
Stella Gomes Engleitner – Universidade Federal de Pelotas
Luis Eduardo dos Santos Celente – Universidade Federal de Pelotas