Sobre o NEPCA
O NEPCA – NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM, da Universidade Federal de Pelotas, foi criado em 2009, objetivando se constituir em espaço de investigação e documentação sobre temáticas que envolvem as pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Nossa Trajetória
Primeiros Passos e Investigação Local
Inicialmente, o grupo realizou um levantamento detalhado e aprofundado sobre os indicadores de deficiências no Município de Pelotas, mapeando alunos incluídos na educação básica e levantando os questionamentos mais evidentes de profissionais, pais e professores sobre as temáticas.
Ampliando a investigação, o grupo levantou dados sobre a Síndrome de Asperger (SA) e o nível de conhecimento de profissionais e educadores sobre o tema.
Foco na Cognição e Aprendizagem
Constando as demandas por informações e estudos teóricos atualizados, o núcleo optou por focar na SA, a partir do projeto de pesquisa “Processos mentais e aprendizagem de pessoas com Síndrome de Asperger”. Desenvolveu-se, ainda, estudos mais detalhados sobre:
- Cognição e aprendizagem;
- Processos de memória como rotas alternativas;
- Interação social e recursos adaptados;
- Educação Inclusiva.
Nesta etapa, outras pesquisas e pesquisadores passaram a fazer parte do grupo, inclusive orientandos de mestrado e doutorado.
2013 – Expansão para Portugal (Internacionalização)
A pesquisa “Processos mentais e aprendizagem de pessoas SA” incluiu Portugal como foco de investigação, abrangendo centros de referência, escolas, professores e alunos incluídos.
Um dos escopos analisados foram as políticas públicas de ambos os países no que tange a educação inclusiva, encaminhamentos de alunos com deficiência, organização da inclusão e, mais especificamente, inclusão de alunos Asperger nas escolas e centros de educação especial.
2014 – Intervenção Precoce (Estudo Luso-Brasileiro)
O alargamento dos dados e horizontes oportunizou a análise da importância da Intervenção Precoce em todo o processo de inclusão. Concomitante, inaugurava-se em Pelotas o Centro de Atendimento ao Autista, onde o NEPCA já se inseria como elemento de apoio.
Assim, em 2014, adaptando o modelo português, inicia-se em Pelotas o projeto de investigação “Intervenção Precoce para pessoas TEA: um estudo luso-brasileiro”, em parceria com a Universidade do Minho, Centro de Atendimento ao Autista e Centro de Neurodesenvolvimento.
Estudo Recente: Impactos da Pandemia (2020)
Em 2020, em um momento complexo vivenciado pelo mundo, surgiu o estudo com a finalidade de identificar os impactos da quarentena e/ou isolamento social no período da pandemia do COVID-19 na rotina das crianças com TEA (0 aos 9 anos) e suas famílias no Brasil.
A metodologia utilizada é de natureza quantitativa, através de questionário desenvolvido pelos investigadores. Considerando que as crianças com TEA geralmente necessitam de apoios de múltiplos profissionais, entende-se que os resultados deste estudo possibilitarão o desenvolvimento de estratégias para promover a intervenção de profissionais da saúde e educação de forma remota, voltada para os contextos naturais da criança e de suas famílias.
Linhas de Pesquisa
- • A Formação de professores para a diversidade na perspectiva da Educação Inclusiva
- • Dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem
- • Inclusão, produção do conhecimento e acessibilidade no Ensino Superior
- • Intervenção Precoce centrada na família de crianças que apresentam TEA
- • Políticas e práticas em Inclusão
- • Processos Mentais e Aprendizagem
- • Práticas, métodos e recursos adaptados para o ensino de alunos com NEE
- • Transtorno do Espectro do Autismo
Nossa Equipe
Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez
Coordenadora do NEPCA. Doutora em Educação (UFRGS) e Pós-doutora em Estudos da Criança (Univ. do Minho). Docente da UFPel e Chefe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão.
Anelise do Pinho Cossio
Doutoranda em Estudos da Criança (Univ. do Minho). Pesquisadora do CIEd/UM (Portugal) e membro do NEPCA. Pesquisa Educação Especial e Intervenção Precoce.
Antonio Olvedo Rodrigues Neves
Graduado em Psicologia. Consultor administrativo na CONHECER e Gestor do CENSUPEG FRONTEIRA SUL. Atua em Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem.
Clarissa Berdete Bilhalva
Psicóloga (UFPel). Colaboradora do Projeto Intervenção Precoce com crianças que apresentam TEA.
Francele de Abreu Carlan
Doutora em Educação em Ciências (UFSM). Professora Assistente da UFPel (Ciências Biológicas). Atua com TIC na educação e formação de professores.
Maria da Graça G. C. Neves
Doutoranda em Educação (UNINI México). Psicopedagoga e especialista em Neuropsicopedagogia. Líder do NuEP NEURO e sócia da CONHECER Consultoria.
Pesquisadores Colaboradores
Damião Silva • Giovana Cóssio Rodriguez • Maria Teresa Duarte Nogueira • Verônica Porto Gayer
