Sobre o NEPCA
O NEPCA – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem, da Universidade Federal de Pelotas, foi criado em 2009, objetivando se constituir em espaço de investigação e documentação sobre temáticas que envolvem as pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Nossa Trajetória
Primeiros Passos e Investigação Local
Inicialmente, o grupo realizou um levantamento detalhado e aprofundado sobre os indicadores de deficiências no Município de Pelotas, mapeando alunos incluídos na educação básica e levantando os questionamentos mais evidentes de profissionais, pais e professores.
Ampliando a investigação, o grupo levantou dados sobre a Síndrome de Asperger (SA) e o nível de conhecimento de profissionais e educadores sobre o tema.
Foco na Cognição e Aprendizagem
Constatando as demandas por informações, o núcleo optou por focar na SA, a partir do projeto “Processos mentais e aprendizagem de pessoas com Síndrome de Asperger”.
- Cognição e aprendizagem;
- Processos de memória como rotas alternativas;
- Interação social e recursos adaptados;
- Educação Inclusiva.
2013 – Expansão para Portugal (Internacionalização)
A pesquisa incluiu Portugal como foco de investigação, abrangendo centros de referência, escolas, professores e alunos incluídos. Analisou-se as políticas públicas de ambos os países, encaminhamentos, organização e inclusão de alunos Asperger.
2014 – Intervenção Precoce (Estudo Luso-Brasileiro)
Iniciou-se em Pelotas o projeto “Intervenção Precoce para pessoas TEA: um estudo luso-brasileiro”, em parceria com a Universidade do Minho, Centro de Atendimento ao Autista e Centro de Neurodesenvolvimento.
Estudo Recente: Impactos da Pandemia (2020)
Estudo para identificar os impactos da quarentena na rotina das crianças com TEA (0 aos 9 anos) e suas famílias no Brasil.
Metodologia quantitativa através de questionário. Os resultados visam o desenvolvimento de estratégias para promover a intervenção de profissionais da saúde e educação de forma remota, voltada para os contextos naturais da criança e de suas famílias.
Linhas de Pesquisa
Nossa Equipe
Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez
Coordenadora do NEPCA. Doutora em Educação (UFRGS) e Pós-doutora em Estudos da Criança (Univ. do Minho). Docente da UFPel e Chefe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão.
Anelise do Pinho Cossio
Doutoranda em Estudos da Criança (Univ. do Minho). Pesquisadora do CIEd/UM (Portugal) e membro do NEPCA. Pesquisa Educação Especial e Intervenção Precoce.
Antonio Olvedo R. Neves
Graduado em Psicologia. Consultor administrativo na CONHECER e Gestor do CENSUPEG FRONTEIRA SUL. Atua em Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem.
Clarissa Berdete Bilhalva
Psicóloga (UFPel). Colaboradora do Projeto Intervenção Precoce com crianças que apresentam TEA.
Francele de Abreu Carlan
Doutora em Educação em Ciências (UFSM). Professora Assistente da UFPel (Ciências Biológicas). Atua com TIC na educação e formação de professores.
Maria da Graça G. C. Neves
Doutoranda em Educação (UNINI México). Psicopedagoga e especialista em Neuropsicopedagogia. Líder do NuEP NEURO e sócia da CONHECER Consultoria.
Pesquisadores Colaboradores
Damião Silva • Giovana Cóssio Rodriguez • Maria Teresa Duarte Nogueira • Verônica Porto Gayer
