Pesquisa e Prática pela Educação Inclusiva
Promovendo a cognição, a aprendizagem e o respeito à diversidade através da ciência e da formação continuada.

Responsabilidade Social
Núcleo Oficial da Universidade Federal de Pelotas
Unindo rigor científico à responsabilidade social no desenvolvimento de programas nacionais.

🏛️ Atuação conjunta com o MEC/Secadi no desenvolvimento de programas nacionais de atenção precoce.
+15
Anos de Pesquisa
PT/BR
Cooperação Internacional
TEA
Foco Especializado
Nossa Trajetória
Fundação e Diagnóstico
Início com o levantamento profundo dos indicadores de deficiências em Pelotas e demandas da educação básica.
Especialização em Cognição
Foco na Síndrome de Asperger, memória e rotas alternativas de aprendizagem.
Internacionalização (2013)
Expansão para Portugal e análise comparativa de políticas públicas.
Intervenção Precoce (2014)
Parceria com Universidade do Minho e Centro de Atendimento ao Autista.
Áreas de Pesquisa
Formação Docente
Estratégias para a diversidade na perspectiva da Educação Inclusiva.
Estratégias para a diversidade na perspectiva da Educação Inclusiva.
Transtornos
Investigação sobre dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem.
Investigação sobre dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem.
Ensino Superior
Políticas de inclusão, acessibilidade e produção de conhecimento.
Políticas de inclusão, acessibilidade e produção de conhecimento.
Intervenção Precoce
Abordagens centradas na família de crianças que apresentam TEA.
Abordagens centradas na família de crianças que apresentam TEA.
Processos Mentais
Estudo aprofundado da cognição e mecanismos de aprendizagem.
Estudo aprofundado da cognição e mecanismos de aprendizagem.
Recursos Adaptados
Práticas, métodos e tecnologias para o ensino de alunos com NEE.
Práticas, métodos e tecnologias para o ensino de alunos com NEE.
Equipe Científica
Contribuições da neurociência para as aprendizagens
Contribuições da neurociência para as aprendizagens
Palestrantes: Rita Cóssio e Maria da Graça Neves
O Plano Educacional Individualizado (PEI) como facilitador do processo de inclusão escolar
Palestrante: Damião Silva;
Educação Inclusiva: fluxo de trabalho e planejamento colaborativo
Diálogos com o NEPCA 2023: Educação Inclusiva: fluxo de trabalho e ...
Autismo em adolescentes e adultos: o diagnóstico tardio
Diálogos com o NEPCA 2023 - Autismo em adolescentes e adultos: o ...
Explorando os direitos das pessoas autistas
Diálogos com o NEPCA 2023 - Explorando os direitos das pessoas ...
Dialogando sobre TEA
00:32 PALESTRA: Acessibilidade e Inclusão Palestrante: Bruna Prates ...
Dialogando sobre TEA
00:35 MESA 4 – DIÁLOGOS NADA SOBRE NÓS SEM NÓS Participantes: ...
Dialogando sobre TEA
00:35 – MESA 2 – INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR ...
Dialogando sobre TEA
00:30 ABERTURA Abertura + palestra Participantes: Débora Jacks e Rita ...
DIALOGANDO SOBRE TEA
📍Mesa Redonda sobre TEA - Rita Cóssio (NEPCA/UFPEL) - ...
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
7º Diálogo com o NEPCA Tema: Transtorno do Déficit de Atenção com ...
Tecnologia e Acessibilidade no espaço escolar
6º Diálogo com o NEPCA Tema: Tecnologia e Acessibilidade no espaço ...

