Inovação e Intervenção Precoce no TEA
Alternativas inovadoras para avaliação, planejamento e intervenção com crianças no Espectro Autista.
O Contexto
Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) são definidos como uma desordem de desenvolvimento de origem precoce. Destaca-se a necessidade de aprofundamento não apenas nas causas e diagnósticos, mas principalmente nas formas de intervenção e apoio que estas pessoas necessitam.
No Brasil, a maioria dos programas ainda foca no modelo centrado na criança, visando apenas áreas deficitárias, sem considerar o todo.
Estimativa de pessoas com TEA no Brasil
A intervenção precoce é a chave fundamental para a inclusão escolar e social.
Estes programas necessitam urgentemente de investigações sobre suas efetivas colaborações aos contextos familiares e sociais nos quais a criança está inserida, indo além do consultório.
Metodologia e Aplicação
🎯 Público-Alvo
Crianças de 3 a 6 anos que apresentam Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), atendidas no Centro de Apoio.
📋 Objetivo Central
Adaptar e aplicar ao contexto brasileiro os instrumentos de avaliação e planejamento em Intervenção Precoce desenvolvidos em Portugal.
🚀 Finalidade
Mudar o foco: sair da visão restrita à criança para abranger os contextos familiares e sociais, produzindo ciência aplicada.
1° Congresso Luso-Brasileiro – TEA e Educação Inclusiva
📅 05 a 07 de abril de 2017 • Pelotas/RS
O evento buscou oportunizar às famílias, professores, escolas, profissionais, pessoas com NEE e demais interessados no tema, conhecimentos, debates e trocas sobre a temática dos Transtornos do Espectro do Autismo e demais necessidades especiais, bem como os processos de inclusão educacional e social.
O congresso envolveu conferências, mesas redondas e apresentações de comunicações orais, consolidando um espaço de diálogo internacional.
Registros do Evento



