Intervenção Precoce com crianças que apresentam TEA – Pelotas

Inovação e Intervenção Precoce no TEA

Alternativas inovadoras para avaliação, planejamento e intervenção com crianças no Espectro Autista.

O Contexto

Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) são definidos como uma desordem de desenvolvimento de origem precoce. Destaca-se a necessidade de aprofundamento não apenas nas causas e diagnósticos, mas principalmente nas formas de intervenção e apoio que estas pessoas necessitam.

No Brasil, a maioria dos programas ainda foca no modelo centrado na criança, visando apenas áreas deficitárias, sem considerar o todo.

2 Milhões

Estimativa de pessoas com TEA no Brasil


A intervenção precoce é a chave fundamental para a inclusão escolar e social.

⚠️ O Desafio Atual

Estes programas necessitam urgentemente de investigações sobre suas efetivas colaborações aos contextos familiares e sociais nos quais a criança está inserida, indo além do consultório.

🌍
Cooperação Científica Internacional

Brasil 🇧🇷 & Portugal 🇵🇹

A pesquisa é apoiada cientificamente pela equipe de Educação Especial da Universidade do Minho (Portugal), referência mundial em Intervenção Precoce. O objetivo é adaptar instrumentos portugueses de avaliação para a realidade brasileira.

Metodologia e Aplicação

🎯 Público-Alvo

Crianças de 3 a 6 anos que apresentam Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), atendidas no Centro de Apoio.

📋 Objetivo Central

Adaptar e aplicar ao contexto brasileiro os instrumentos de avaliação e planejamento em Intervenção Precoce desenvolvidos em Portugal.

🚀 Finalidade

Mudar o foco: sair da visão restrita à criança para abranger os contextos familiares e sociais, produzindo ciência aplicada.

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1° Congresso Luso-Brasileiro – TEA e Educação Inclusiva

📅 05 a 07 de abril de 2017 • Pelotas/RS

O evento buscou oportunizar às famílias, professores, escolas, profissionais, pessoas com NEE e demais interessados no tema, conhecimentos, debates e trocas sobre a temática dos Transtornos do Espectro do Autismo e demais necessidades especiais, bem como os processos de inclusão educacional e social.
O congresso envolveu conferências, mesas redondas e apresentações de comunicações orais, consolidando um espaço de diálogo internacional.

Registros do Evento

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