MEC lança Programa de Atenção Precoce na Infância em Pelotas (RS)

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), lançou o Programa de Atenção Precoce na Infância (ProAPI). A cerimônia aconteceu na segunda-feira, 18 de março, na UFPel, em Pelotas (RS).

O ProAPI surgiu a partir de ações, estudos e propostas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (Nepca/UFPel). O objetivo é oportunizar as práticas de intervenção precoce na infância em contexto brasileiro, com foco nas crianças da educação infantil em risco de desenvolvimento e naquelas apoiadas pela educação especial.

De acordo com a Associação Nacional de Intervenção Precoce (Anip, 2016), as evidências científicas realizadas em países da Europa e nos Estados Unidos revelam que a intervenção precoce na infância, o trabalho e o envolvimento com as famílias, os contextos naturais e nas rotinas oportunizam o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.

Com base nessas evidências, o MEC e a UFPel propõem o ProAPI, alicerçado em um conjunto de princípios e de práticas que sustentam a abordagem centrada na família e nos contextos naturais das crianças, dentre eles, a escola, contando com as redes de apoio transdisciplinar das áreas de Educação, Saúde e Assistência Social.

Para o diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secadi, Alexandre Mapurunga, o projeto não só acompanhará as crianças a partir de uma perspectiva da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, mas também valorizará os saberes pedagógicos na perspectiva intersetorial. “Além de acolher essas 100 crianças em várias escolas na região de Pelotas, ele [o projeto] vai, também, fazer a produção de conhecimento científico, de boas práticas fundamentadas em uma ética inclusiva, que pode servir de referência para fundamentar em outros locais do País”, pontuou.

O município de Pelotas, mais especificamente o bairro Fragata, servirá de piloto para o desenvolvimento da proposta, que inclui:

Análise etnográfica da região de Fragata, incluindo escolas de educação infantil, serviços de assistência e saúde, crianças matriculadas em creches e pré-escolas da rede pública, famílias e contextos;
Formação continuada para professores das escolas de educação infantil, assim como para professores do Atendimento Educacional Especializado e profissionais da Saúde e Assistência Social;
Avaliação, acompanhamento e análise dos marcos de desenvolvimento, autonomia e aprendizagem das crianças apoiadas pela educação especial e em risco de desenvolvimento dos 0 aos 6 anos matriculadas nas escolas de educação infantil;
Com parceria, acompanhamento e apoio às famílias, além da construção de práticas pedagógicas inclusivas e a partir do desenho universal para a aprendizagem nas turmas de educação infantil;
Elaboração do Plano de Atenção Precoce à Infância e monitorização das práticas, nos dois eixos demarcados pelo Programa: Eixo ProAPI Família, relativo a contextos naturais e redes de apoio e do Plano de Desenvolvimento Pedagógico, no Eixo ProAPI Escola.

Fonte original: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/mec-lanca-programa-de-atencao-precoce-na-infancia-em-pelotas-rs

Diálogos com o NEPCA

Em mais uma edição dos “Diálogos com o NEPCA”, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA) reuniu proporcionou uma série de conversas transformadoras sobre os desafios e oportunidades no cenário educacional contemporâneo.

1. Educação Inclusiva e a Transição para o Ensino Presencial

2. Atenção e Desatenção na Educação: Dois Caminhos Opostos

3. Neurociência, Cognição e Comportamento

4. Desenvolvimento Motor no Contexto Pós-pandêmico

5. Autismo na Escola: Aprender com as diferenças. Incluir com respeito.

6.Tecnologia e Acessibilidade no espaço escolar

7. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

8. Dialogando sobre TEA

Com cada live, os “Diálogos com o NEPCA” iluminaram novos horizontes na educação, inspirando reflexão, diálogo e ação para um futuro mais inclusivo e compassivo.

Você pode assistir todos episódios na playlist a seguir:
https://youtube.com/playlist?list=PLY0RRSCAdb4Bii_2ekIcPvEH_7pUabxpp&si=6EtR-IDQf2WT03y8

Educação Continuada: Novas Perspectivas para a Inclusão Escolar

Durante o ano de 2021, foi ofertado uma série de cursos de extensão e aperfeiçoamento em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).

Esses cursos foram desenvolvidos com o objetivo de promover a formação continuada de profissionais da educação da rede pública e contribuir para a melhoria da qualidade da educação e inclusão no país.

– Serviço de Atendimento Educacional Especializado e a utilização das tecnologias como acesso à aprendizagem: focado em ofertar formação continuada de professores da
educação básica, em nível de extensão, na área do Serviço de Atendimento Educacional Especializado e a utilização das Tecnologias como acesso à aprendizagem, a qual possibilite
programas e práticas que atendam a diversidade do AEE e a utilização destas ferramentas.

– Gestão em Educação Especial e Educação Inclusiva: Curso de extensão focado em ofertar formação continuada para professores e gestores da educação básica, em nível de extensão, na área da Gestão em Educação Especial e Educação Inclusiva, a qual possibilite o Planejamento, a construção e implementação de práticas educacionais inclusivas.

– Serviço de Atendimento Educacional Especializado em contexto de pandemia: Curso de extensão focado em ofertar formação continuada de professores da educação básica, em nível de extensão, na área do Serviço de Atendimento Educacional Especializado em tempos de pandemia, a qual possibilite programas e práticas que atendam a diversidade do AEE para o ensino remoto.

– Altas Habilidades/Superlotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado: Focado em aperfeiçoar e capacitar professores de atendimento educacional especializado da rede de ensino público para identificação e realização do atendimento educacional especializado a estudantes com altas habilidades ou superdotação.

– Serviço de Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Intelectual: Formação continuada de professores da educação básica, em nível de aperfeiçoamento, na área do Serviço de Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Intelectual, a qual possibilite a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade e a educação especial inclusiva, equitativa e ao longo da vida.

– Serviço de Atendimento Educacional Especializado – TEA: Proporcionar a formação continuada de professores da educação básica como aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado – TEA que possibilite a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade e a educação especial inclusiva ao longo da vida.

Esses cursos proporcionaram oportunidades de aprendizado significativas e contribuíram para o aprimoramento profissional de centenas de educadores em todo o país. Agradecemos sempre a confiança dos cursistas e a parceria com a SECADI/MEC.

Roda de Conversa em Educação Inclusiva: Reflexões e Adaptações do NEPCA

Em 2021, entre os meses de março a novembro, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA) proporcionou uma roda de conversa por mês sobre diversos temas que compõe a educação especial na perspectiva da educação inclusiva como Transtorno do Espectro Autista, assim como as demais deficiências abordadas com a intenção de informar e esclarecer sobre seus déficits e suas potencialidades.
A primeira edição foi realizada em 2019, presencialmente, já a segunda edição, em virtude da Covid-19, adaptamos ao contexto, ou seja, em formato remoto, sendo as palestras realizadas pela plataforma StreamYard e transmitidas pelo Canal do YouTube (NEPCA UFPel). Abaixo é possível rever os temas abordados, assim como os certificados.

1º Diálogo com o NEPCA – Impactos da pandemia do COVID-19 e Inclusão (11/03)
Palestrantes: Caroline Goulart de Oliveira e Fernando dos Santos Almeida
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vKf6ZxgD4Ag&t=2422s
Certificados: https://drive.google.com/drive/folders/1TQizck17FCY6nywV4jNBLNs-f5hrRPCe?usp=sharing

2º DIÁLOGO COM O NEPCA – SEMANA DO AUTISMO: FAMÍLIA (06/04)
Palestrantes: Elaine Marques Marucci (Mãe da Alícia Nicol Marques, Autista de 18 anos) e Alexandre Dias Nunes de Melo (Pai de Gêmeos com TEA Lucas e Gabriel)
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Q86Oy56bZnc
Certificados: https://drive.google.com/drive/folders/1bpToh5IbWik62sZcSnhBPOb9L_DIQWA4?usp=sharing

3º DIÁLOGO COM O NEPCA – SEMANA DO AUTISMO: DIREITO E MERCADO DE TRABALHO (07/04)
Palestrantes: Denner Pereira e Damião Silva
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0Vc4-vteX8U
Certificados: https://drive.google.com/drive/folders/1s1jfCmLp9Hsl22gS4NPkTt_xdCCa1KQZ?usp=sharing

4º DIÁLOGO COM O NEPCA – SEMANA DO AUTISMO: EDUCAÇÃO E SAÚDE (08/04)
Palestrantes: Eugênio Cunha e Deborah Kerches
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EOEOLHwBrN0
Certificados: https://drive.google.com/drive/folders/12IrmjYX6xl45qi9J5WsNeLakFNRshclu?usp=sharing

5º DIÁLOGO COM O NEPCA: Intervenções Assistidas por Animais no TEA (13/05)
Palestrantes: Maria Teresa Duarte Nogueira e Carolina Cogo Borin
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mVYgT_JWssg
Certificados: https://drive.google.com/drive/folders/1gCQv9yF51ml29sLGxhl1qTcZtL4uxBrJ?usp=sharing

6º DIÁLOGO COM O NEPCA: Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce (10/06)
Palestrantes: Dra. Tatiana Riechi e Anelise do Pinho Cóssio
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OdY-YWJUUEw
Certificados: https://drive.google.com/drive/folders/1WbB29AHGHjfCwyj5ZU9obtHZe1N1hkI8?usp=sharing

7º DIÁLOGO COM O NEPCA: Superdotação (12/08)
Palestrantes: Damião Silva e Olzeni Ribeiro
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oMLVN86gRKw
Certificados: https://drive.google.com/drive/folders/1bvLKJ-YFCz2Fzqvp3Yem2k8bGXFFAqft?usp=sharing

8º DIÁLOGO COM O NEPCA: Contação de histórias inclusivas com os recursos de libras e áudiodescrição (09/09)
Palestrante: Cátia Cilene Diogo Goulart
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZYsmsmoGgh8
Certificados: https://drive.google.com/drive/folders/1qsqnNiQusm6m4hKRVU7WDJrfGXWRKVdn?usp=sharing

9º DIÁLOGO COM O NEPCA: Deficiência Intelectual (23/09)
Palestrantes: Ana Chrystina de Souza Crippa e Mariana Fávero
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zXhocip6HnA
Certificados: https://drive.google.com/drive/folders/1qnNVi2E3yJSqLoP0rJGQlMhKppDtzgTY?usp=sharing

10º DIÁLOGO COM O NEPCA – Funções executivas: Habilidades para a vida e aprendizagem (14/10)
Palestrante: Damião Silva
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=m1wqIC9DKno
Certificados: https://drive.google.com/drive/folders/15oLk1XctABnuPz8i2CS3Aw9HDnji_k3O?usp=sharing

11º DIÁLOGO COM O NEPCA: Diagnóstico de autismo – tardio (11/11)
Palestrantes: Adolfo Carlos Bonow e José Luiz Juliano Zanotta
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eNbCmnqOw0g
Certificados: https://drive.google.com/drive/folders/1rT7Mq13W799nOa2PM3XyxyxlaAXxXjww?usp=sharing

Certificação com carga horária cumulativa (para quem participou de oito ou mais diálogos):
https://drive.google.com/drive/folders/1qCZwr7GueQVH21reekuW-94–2CEj1yh?usp=sharing

Para o ano de 2022, a proposta é de que, inicialmente, siga em formato remoto, pela necessidade de capacitar os profissionais da educação e saúde proporcionando um debate e troca de experiências, assegurando o amplo acesso a uma educação de qualidade e igualitária. Em breve, mais informações!

Equipe NEPCA

Dia do Professor!

Card com fundo claro com imagens desfocadas de peças de quebra-cabeças, barra superior com tarja retangular branca os logo da UFPEL e dos Cursos de Formação em AEE, abaixo centralizado letras pretas menores Feliz dia do Professor!! No centro do card em caixa alta escrito letras pretas QUEM COMPARTILHA O QUE SABE MUDA A HISTÒRIA DE QUEM APRENDE. Canto inferior esquerdo escrito letras pretas menores resiliência: Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.

Descrição da imagem#pratodosverem: Card com fundo claro com imagens desfocadas de peças de quebra-cabeças, barra superior com tarja retangular branca os logo da UFPEL e dos Cursos de Formação em AEE, abaixo   centralizado letras pretas menores Feliz dia do Professor!!  No centro do card em caixa alta escrito letras pretas QUEM COMPARTILHA O QUE SABE MUDA A HISTÒRIA DE QUEM APRENDE. Canto inferior esquerdo escrito letras pretas menores resiliência: Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!

Cursos de Formação em AEE – 2021

Informamos que todas as inscrições para os cursos edição 2021 estão esgotadas. As homologações seguem os critérios divulgados: ser profissional da educação pública ativo e ordem de inscrição.

Duas semanas antes do início de cada curso, as listas de homologados são colocadas no site e enviados e-mails de confirmação para os selecionados.

Em agosto, dia 14, iniciou o curso de extensão AEE e utilização das tecnologias como acesso à aprendizagem.

No dia 21, inicia o curso de Gestão em Educação Especial e Educação Inclusiva.

Em setembro, iniciam os cursos de extensão em  AEE em contexto de pandemia e o aperfeiçoamento em Altas Habilidades e Superdotação.

Em Novembro, iniciam os cursos de Aperfeiçoamento em AEE – Deficiência Intelectual e AEE- Transtorno do Espectro Autista.

Qualquer  dúvida, entrem em contato pelos e-mails dos cursos ou da coordenação.

Site: https://wp.ufpel.edu.br/aeeufpel/ | E-mail da Coordenação Geral: coordenacaocursosaee@gmail.com

CONLUBRA 2021

CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Engloba o 3º CONLUBRA e o 7º Congresso Internacional da Pró-Inclusão. Uma parceria do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem da Universidade Federal de Pelotas – Brasil; Centro de Investigação em Educação da Universidade Do Minho – Portugal e Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – Pró-Inclusão.

 

PALESTRAS E MESAS REDONDAS

 

EIXOS TEMÁTICOS: Educação Inclusiva
Intervenção Precoce na Infância
Transtorno do Espectro do Autismo

ON-LINE – DIAS 14, 15 e 16 DE JULHO DE 2021 | PRESENCIAL – JULHO DE 2022 (EM BRAGA/PORTUGAL)

INSCRIÇÕES: https://conlubra2021.weebly.com/?fbclid=IwAR15iXkqkhctQ0T-VMLbsMecnXBUaLKZPXSOMEnqo0P62wmKuYZUZq_ODVY

 

VIII SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

VIII SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – #RESPECTRO

Todos os meses uma palestra maravilhosa já está sendo preparada e, em abril uma semana inteira. Semana do Autismo, do dia 2 a 9 de abril, como principal parceiro o Centro de Atendimento Dr. Danilo Rolim de Moura (https://www.facebook.com/centrodeatentimentoaoautistadrdanilorolimdemoura/).

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf-GNoozwVPfJ9velGkHSFNu0hQBscEFxNpOtaVNJcY4DOMbA/viewform

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Semana de conscientização e orientação sobre Síndrome de Down de Pelotas 2021

Card amarelo escrito com letras pretas, Semana da conscientização e orientação sobre Síndrome de Down de Pelotas 2021, canto esquerdo logo da Apadpel, canto superior direito imagem de uma borboleta em tons de azul, amarelo e preto, abaixo tarja azul letras pretas escrito Diversidade e desafios no ensino remoto em construção novas maneiras de ensinar e aprender, logo abaixo lado esquerdo círculo azul com imagem da Professora Rita Cossio Morem Rodrigues mulher pele clara cabelos pretos curtos, ao seu lado professora Débora Jacks, mulher pele clara cabelos castanhos escuros encaracolados, usa brincos de argola, correntes no pescoço e blusa preta, ao lado da imagem quadros mostram i currículo de cada uma, sobrepostos em linhas que se cruzam formando figuras geométricas, abaixo no canto direito, círculo azul, escrito em letras amarelas Segunda dia 22 de março às 19:00. Descrição feita por Maximira Rockemback.

Descrição da imagem #pratodosverem: Card amarelo escrito com letras pretas, Semana da conscientização e orientação sobre Síndrome de Down de Pelotas 2021, canto esquerdo logo da Apadpel, canto superior direito imagem de uma borboleta em tons de azul, amarelo e preto, abaixo tarja azul letras pretas escrito Diversidade e desafios no ensino remoto em construção novas maneiras de ensinar e aprender, logo abaixo lado esquerdo círculo azul com imagem da Professora Rita Cossio Morem Rodrigues mulher pele clara cabelos pretos curtos, ao seu lado professora Débora Jacks, mulher pele clara cabelos castanhos escuros encaracolados, usa brincos de argola, correntes no pescoço e blusa preta, ao lado da imagem quadros mostram i currículo de cada uma, sobrepostos em linhas que se cruzam formando figuras geométricas, abaixo no canto direito, círculo azul, escrito em letras amarelas Segunda dia 22 de março às 19:00. Descrição feita por Maximira Rockemback.

Diversidade e desafios no ensino remoto: Em construção novas maneiras de ensinar e aprender
Débora Jacks e Rita Cóssio

LINK PARA ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=4LXBOeMpdVw