Shadow

DRUP – Diagnóstico Rápido Urbano Participativo no PAC/Anglo

Este relatório expõe o processo de Diagnostico Rápido Urbano Participativo (DRUP), ferramenta que auxilia nos métodos participativos, sendo utilizado no Projeto de Qualificação Urbana, projeto de extensão vinculado ao Programa Vizinhança.

Este está construindo laços da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) com a comunidade, focando no seu núcleo de bairro (escola e posto de saúde) e na dotação de infraestrutura básica. O trabalho apresenta as Tecnologias Sociais (TS) direcionadas à inclusão e a necessidade de envolver o usuário em todas as etapas do projeto, desde o programa de necessidade até a pós–ocupação, buscando desenvolver as TS para construção, recuperação, manutenção e uso sustentável de moradias e seu entorno imediato, principalmente de interesse social, bem como para a solução de problemas em áreas de risco ambiental.

Para tal propósito, conciliou-se o conhecimento existente das atuais ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) com os recursos de métodos e técnicas participativos.. As ferramentas utilizadas e apresentadas neste trabalho foram inseridas com o uso de softwares livres, diminuindo os custos de aplicação e favorecendo a replicabilidade da técnica. Neste relatório, propõem-se a expor como foi o processo de “repensar” a sistemática do processo participativo, aportando novo ponto de vista sob o uso da tecnologia, revendo alguns parâmetros do instrumento participativo denominado Diagnóstico Rápido Urbano Participativo – DRUP, respeitando-se a maneira tradicional da metodologia para promover ação participativa, de maneira a contribuir para a construção de um novo saber.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/6277/5576

Translate »