Shadow

Projeto Aprendendo com o Usuário

Link para acesso do site do Projeto: https://wp.ufpel.edu.br/projeto3a/

Sobre o Projeto:

O espaço habitacional é um dos pilares necessários para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida. Em alguns casos, a Habitação de Interesse Social, a Casa Mínima e a Casa Padrão, são materializadas objetivando condições mínimas de habitabilidade, sem considerar as diferentes necessidades e mudanças de cada família ao longo do ciclo de vida.

Posto isto, observa-se um fenômeno recorrente de modificação e personalização das unidades habitacionais originais a partir de iniciativas espontâneas de autoconstrução, sem auxílio de um profissional especializado. Torna-se necessário, então, encontrar soluções habitacionais flexíveis que respeitem as diferentes necessidades e mudanças de cada família ao longo da sua vida, para garantir uma maior satisfação com o espaço doméstico e um espaço físico adequado para o desempenho para as atividades cotidianas.

O presente Projeto de Extensão propõe uma aproximação com o universo doméstico em comunidades populares do município de Pelotas, aproximando futuros arquitetos-urbanistas e profissionais de áreas afins da realidade socioespacial dos moradores em áreas de interesse social. A partir da seleção prévia de uma comunidade de Pelotas/RS, o projeto pretende, sob uma perspectiva participativa, avaliar a qualidade da inserção urbana da localidade, conhecer a realidade socioeconômica e o perfil familiar dos moradores, compreender o processo de evolução das transformações executadas espontaneamente pelos moradores em projetos padronizados, em distintas etapas do ciclo de vida, identificando instrumentos de personalização e flexibilidade espacial que possam ser adaptados aos novos projetos em realidade semelhante.

A metodologia do trabalho compreende uma imersão no espaço doméstico das famílias, com etapas distintas: caracterização do perfil familiar; coleta de depoimentos e narrativas conectadas às transformações efetuadas na habitação; levantamento planialtimétrico e registro fotográfico das unidades habitacionais; identificação de meios técnicos e dispositivos de transformação empregados; desenvolvimento de repertório gráfico de registro das transformações e, por fim, a criação de uma cartilha com diretrizes projetuais que considere a flexibilidade continua da habitação e a personalização, instrumentos que poderão servir para futuras intervenções, subsidiadas por profissionais qualificados. O trabalho considera a perspectiva do morador como essencial para a formulação de concepções futuras, à luz de demandas contemporâneas e preferências da sociedade em constante transformação.

Translate »