Histórico

cropped-LOGO-NAURBc-1.jpg

O laboratório NAUrb (Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo) desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de ensino de arquitetura, envolvendo os temas relações Ambiente- Comportamento e Habitação de Interesse Social. Historicamente desde sua criação, em 1999, serviu como abrigo para os temas referentes a Qualidade do Ambiente Construído e Avaliação Pós Ocupação, estabelecendo parcerias com diversas instituições nacionais, principalmente os grupos de APO e Qualidade do Ambiente Construído da ANTAC – Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído e latinoamericanas, como a Rede ULACAV – Rede Universitária Latinoamericana de Cátedras de Vivenda, obtendo financiamentos de órgão como FINEP, CNPq e FAPERGS. O laboratório tem vinculo direto com o programa de Mestrado PROGRAU/FAURB/UFPel através da linha de pesquisa “Percepção e Avaliação do Ambiente pelo Usuário”,

Os serviços que o NAURB pode oferecer referem-se: ao assessoramento sobre métodos e técnicas de Avaliação Pós Ocupação, desenvolvimento de processos participativos com a comunidade com foco na qualidade do ambiente construído, com o desenvolvimento de métodos e técnicas participativos que incorporem tecnologias avançadas de representação e visualização (mapas mentais, mapas participativos, Diagnóstico Rápido Urbano Participativo – DRUP, entre outros); diagnóstico da situação habitacional de núcleos já consolidados, diagnóstico da gestão de uso e manutenção de empreendimentos habitacionais, diagnóstico e estabelecimento de tipologia de AEIS – Áreas Especiais de Interesse Social, assessoria a planos de habitação de interesse social, regularização urbanística e requalificação urbana, sempre com foco nos processos participativos; Avaliação Pós Ocupação de conjuntos habitacionais, assentamentos e áreas e equipamentos comunitários. O NAUrb mantém um Cadastro de Habitação de Interesse Social de Pelotas/RS, com acervo analógico e digital, aberto a consultas.

Lista de equipamentos:

– Estações de trabalho e softwares para o desenvolvimento e apoio a registro e processamento de dados

– Dispositivos móveis e táteis (IPADs)

– Câmera fotográfica, filmadora e tripé

– Equipamento portátil para processos participativos ( tela sensível, projetor, gravador)

 

Palavras Chave:

Qualidade do Ambiente Construído, Avaliação Pós Ocupação, Habitação de Interesse Social, Relações Ambiente-Comportamento, processos participativos, DRUP – Diagnostico Rápido Urbano Participativo, regularização urbanística, requalificação urbana.

BOLSISTA DO NAURB É PREMIADA NA 6ª SEMANA INTEGRADA DA UFPEL 2020

    Luana Helena Loureiro Alves dos Santos foi premiada na 6ª semana integrada da Universidade Federal de Pelotas na área de “Ações Extensionistas no enfrentamento das desigualdades”. O título do trabalho é A COMUNIDADE DO LOTEAMENTO ANGLO: EXTENSÃO EM TEMPO DE PANDEMIA, e você pode conferir o artigo e apresentação do mesmo através do …

Leia mais

BOLSISTA DO NAURB É PREMIADO NO CONCURSO DO CAU-RS

  O aluno Felipe Pereira da Silva, em parceria com 4 alunas da UFES-UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO,  ficaram entre os vencedores do Concurso de Ideias: Casa Sustentável – Cidade Sustentável, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS). A ideia do concurso foi desafiar estudantes do Brasil inteiro a …

Leia mais

Editais para Seleção e Bolsistas

Editais para seleção e bolsistas: Está aberta 1 (uma) vaga para atuação na equipe de apoio do projeto, sob coordenação da Profa. Dra. Nirce Medvedovski. Ter pesquisa de mestrado relacionada com o tema de requalificação de contextos de Habitação de Interesse Social. Edital Está aberta 1 (uma) vaga para atuação na equipe de apoio do projeto, …

Leia mais

Translate »