Shadow

NAURB disponibiliza cartilha sobre o Projeto 3A – Autoconstrução, Arquitetura, Acupuntura Urbana

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (NAURB) e em colaboração com o Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE), lançou uma cartilha detalhada sobre o Projeto 3A – Autoconstrução, Arquitetura, Acupuntura Urbana.

Finalizada em 2023, a cartilha relata uma experiência de extensão que visa implementar a cultura da Assistência Técnica para melhorias habitacionais em famílias residentes em assentamentos precários, ao mesmo tempo em que envolve alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel. Essa iniciativa, realizada em colaboração com a associação sem fins lucrativos AK0 e com a comunidade do Loteamento Anglo, vizinho do Campus central da universidade, foi financiada pela igreja Valdense italiana e visa proporcionar melhorias significativas nas condições de moradia dessas famílias.

A cartilha disponibiliza um guia passo a passo dos dispositivos desenvolvidos durante o projeto, oferecendo orientações práticas e soluções arquitetônicas adaptáveis às necessidades específicas das comunidades atendidas. O material, elaborado por alunos e professores da graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, busca promover a autonomia e o empoderamento das famílias envolvidas, estimulando a participação ativa na melhoria de suas condições de moradia.

A disponibilização da cartilha representa mais um passo importante na disseminação dos conhecimentos e práticas desenvolvidas pelo Projeto 3A, reforçando o compromisso do NAURB e da UFPel com o desenvolvimento sustentável e a promoção da qualidade de vida nas áreas urbanas mais vulneráveis.

Para obter a cartilha, basta acessar o link vinculado nesta publicação ou entrar em contato com o NAURB para mais informações.

ACESSE AQUI: Cartilha AK0 + NAUrb

Translate »